Diante da demora, familiares acionaram ambulância particular para o resgate das duas mulheres atropeladas (Foto/Reprodução)
Mais uma vez, moradores reclamam da demora no serviço de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O último caso foi registrado no bairro de Lourdes, na avenida Padre Eddie Bernardes, na noite de quinta-feira (31).
As reclamações são de que duas pessoas atropeladas aguardaram por resgate por mais de uma hora, e nenhum socorro apareceu para prestar atendimento. As vítimas receberam alguns cuidados de pessoas que passavam pelo local.Tempos depois, familiares acionaram uma empresa privada para fazer o resgate das duas vítimas. Os relatos foram enviados ao Jornal da Manhã por meio do WhatsApp: (34) 9 9777-7900.
A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de imprensa do Samu e aguarda retorno. O espaço está aberto à manifestação.
A operação do Samu em Uberaba foi alvo de questionamentos por parte do vereador Túlio Micheli (PSDB), que acionou o Ministério Público de Minas Gerais após casos de demora no atendimento a vítimas de acidentes na cidade. Segundo o parlamentar, em dois episódios recentes, as ambulâncias teriam levado mais de uma hora para chegar, o que levantou suspeitas sobre a falta de efetivo e de viaturas em operação. No ofício encaminhado à Promotoria da Saúde, Micheli anexou denúncias que citam veículos parados por ausência de seguro e equipes reduzidas.
Em resposta, a Prefeitura informou que o Samu opera com quatro viaturas — incluindo unidade de suporte avançado, duas básicas e uma mista, em parceria com o Corpo de Bombeiros — além de ambulâncias de apoio e reserva técnica. De acordo com o Executivo, entre janeiro e julho deste ano, o Samu recebeu mais de 20 mil ligações e realizou cerca de 11,6 mil atendimentos. A administração também garantiu que vai responder ao Ministério Público dentro do prazo legal.
Em nota o Samu afirmou que:
Em relação ao acidente ocorrido ontem na avenida Padre Eddei Bernardes, o Samu informa que recebeu a ligação às 19h42, e no mesmo instante, todas viaturas com o perfil para o atendimento, inclusive do Corpo de Bombeiros, estavam empenhadas em atendimento de 03 vítimas de atropelamentos (01 na Rua Espanha e 02 na Avenida Agnaldo Manhezzo) e 01 crise convulsiva no bairro Tutunas, sendo comunicado via telefone ao solicitante que o atendimento ocorreria assim que possível, fato que aconteceu às 20h20 com encaminhamento de uma viatura para atender o paciente. Cabe destacar que das 18h às 23h59 de ontem, o Samu fez 17 atendimentos, sendo que desses, 09 foram vítimas de acidente de transito ocasionando uma sobrecarga de demandas.