MAIS DE UMA HORA

Moradores denunciam demora no resgate do Samu após atropelamento na Padre Eddie

Publicado em 01/08/2025 às 05:38Atualizado em 01/08/2025 às 12:34
Compartilhar

Diante da demora, familiares acionaram ambulância particular para o resgate das duas mulheres atropeladas (Foto/Reprodução)

Mais uma vez, moradores reclamam da demora no serviço de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O último caso foi registrado no bairro de Lourdes, na avenida Padre Eddie Bernardes, na noite de quinta-feira (31).

As reclamações são de que duas pessoas atropeladas aguardaram por resgate por mais de uma hora, e nenhum socorro apareceu para prestar atendimento. As vítimas receberam alguns cuidados de pessoas que passavam pelo local.Tempos depois, familiares acionaram uma empresa privada para fazer o resgate das duas vítimas. Os relatos foram enviados ao Jornal da Manhã por meio do WhatsApp: (34) 9 9777-7900.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de imprensa do Samu e aguarda retorno. O espaço está aberto à manifestação. 

Samu sob quesstionamentos em Uberaba

A operação do Samu em Uberaba foi alvo de questionamentos por parte do vereador Túlio Micheli (PSDB), que acionou o Ministério Público de Minas Gerais após casos de demora no atendimento a vítimas de acidentes na cidade. Segundo o parlamentar, em dois episódios recentes, as ambulâncias teriam levado mais de uma hora para chegar, o que levantou suspeitas sobre a falta de efetivo e de viaturas em operação. No ofício encaminhado à Promotoria da Saúde, Micheli anexou denúncias que citam veículos parados por ausência de seguro e equipes reduzidas.

Em resposta, a Prefeitura informou que o Samu opera com quatro viaturas — incluindo unidade de suporte avançado, duas básicas e uma mista, em parceria com o Corpo de Bombeiros — além de ambulâncias de apoio e reserva técnica. De acordo com o Executivo, entre janeiro e julho deste ano, o Samu recebeu mais de 20 mil ligações e realizou cerca de 11,6 mil atendimentos. A administração também garantiu que vai responder ao Ministério Público dentro do prazo legal.

Em nota o Samu afirmou que:

Em relação ao acidente ocorrido ontem na avenida Padre Eddei Bernardes, o Samu informa que recebeu a ligação às 19h42, e no mesmo instante, todas viaturas com o perfil para o atendimento, inclusive do Corpo de Bombeiros, estavam empenhadas em atendimento de 03 vítimas de atropelamentos (01 na Rua Espanha e 02 na Avenida Agnaldo Manhezzo) e 01 crise convulsiva no bairro Tutunas, sendo comunicado via telefone ao solicitante que o atendimento ocorreria assim que possível, fato que aconteceu às 20h20 com encaminhamento de uma viatura para atender o paciente. Cabe destacar que das 18h às 23h59 de ontem, o Samu fez 17 atendimentos, sendo que desses, 09 foram vítimas de acidente de transito ocasionando uma sobrecarga de demandas.
  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por