**Atualizada às 15h58
Fotos/Natália Jael/Inter TV Grande Minas
Quatro crianças de 4 anos e uma professora morreram queimadas, na manhã desta quinta-feira (5), em uma creche na cidade de Janaúba, no norte de Minas Gerais. Segundo autoridades policiais e a prefeitura daquele município, o incêndio foi provocado por um segurança de creche localizada no bairro Rio Novo. Ele teria jogado álcool nas crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo.
Cerca de 40 feridos deram entrada no Hospital Regional da cidade, sendo que 15 respiram com a ajuda de aparelhos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 9h40. Oito viaturas e dois helicópteros foram utilizados no atendimento às vítimas. Equipes de bombeiros que estavam de folga também foram escaladas, devido à gravidade do caso.
O homem apontado como autor do crime foi socorrido em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início desta tarde. A Polícia Civil está investigando o caso.
Nas redes sociais, a população pede a doação de luvas, remédios, soro fisiológico, pomada bactericida usada no tratamento de queimaduras, agulhas, seringas e pomadas.
O Governo de Minas Gerais informou, por meio de nota encaminhada à imprensa, que o governador Fernando Pimentel determinou de imediato a mobilização de todas as forças de Saúde Pública e de segurança do Estado, como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, nas operações de resgate e salvamento.
Ainda conforme a nota, um posto de comando emergencial foi instalado no local para alinhar todos os esforços dos órgãos públicos envolvidos. A expectativa é que o governador vá até o local ainda nesta tarde. Por fim, a nota informa que a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais montaram uma operação especial para receber as vítimas, tanto em hospitais na região, quanto no Hospital João XXIII, caso seja necessário, que é referência em tratamento de queimaduras em Minas. “Toda a estrutura para atendimento, como aeronaves, veículos e demais equipamentos públicos, foi colocada à disposição” em decorrência à gravidade do caso.
Cerca de 40 pessoas foram atendidas pela unidade – 25 delas foram internadas com queimaduras e 15, que estavam em estado de choque, já foram liberadas, segundo informações da assessoria do Hospital Regional de Janaúba. Entre os pacientes internados, 14 são crianças com idades entre 4 e 5 anos. Também há funcionários da creche entre os feridos. Todos eles tiveram mais de 20% do corpo queimado.
**Com informações da Agência Brasil e do Governo de Minas