Delegacia de Polícia Civil, em Araxá (Foto/Natália Fernandes / Portal Imbiara)
Agentes da Polícia Civil de Minas Gerais estão nas ruas de Araxá desde as 5h30 da manhã desta terça-feira (14) para o cumprimento de mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Ourímetro. Entre os alvos está o prefeito da cidade, Róbson Magela, cuja residência foi alvo da visita dos agentes da PC para cumprimento de mandados de busca e apreensão. Segundo informou o delegado-chefe da PC, Felipe Colombari, ao Jornal da Manhã, três servidores foram afastados do cargo, inclusive o secretário de Agricultura e Pecuária, Wander Pruger, que pediu licença em janeiro para tratamento de saúde; foi realizada, ainda, busca e apreensão na casa de outros sete funcionários da Prefeitura e de prestadoras de serviço.
De acordo com o Portal Imbiara, a operação foi encerrada com mandados que se se tratam de investigações relacionadas ao uso de maquinários da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciadas desde o final do ano passado, e seguem em segredo de Justiça.
O nome da operação é alusivo a um instrumento de medida que indica a quantidade acumulada de tempo de funcionamento de uma máquina ou veículo, chamado horímetro. Contudo, a Polícia Civil batizou a operação para remeter a ouro. A operação investiga crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, tráfico de influência e organização criminosa, supostamente praticados por agentes públicos municipais, empresários e prestadores de serviços.
De acordo com nota da PC enviada à reportagem do JM, as investigações contaram com a oitiva de 40 pessoas e análises periciais. Os suspeitos teriam lesado os cofres do município por meio de pagamentos de serviços não prestados, pagamentos em duplicidade, superfaturamento de horas trabalhadas, desvio de combustível da Prefeitura de Araxá e recebimento de vantagem financeira para beneficiar empresas.
O inquérito policial foi instaurado com autorização do Tribunal de Justiça e acompanhado pelo Ministério Público. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, 19 sequestros de bens e determinados três afastamentos, inclusive do secretário de Agricultura e Pecuária, Wander Pruger.
A Prefeitura Municipal de Araxá em nota, informou que colabora com a PCMG desde o início das investigações sobre supostas irregularidades cometidas na execução do contrato de locação de caminhões, máquinas e equipamentos para atendimento do serviço de manutenção das estradas vicinais.
Em Uberaba, inquérito conduta semelhante que tem o Fundomaq como "vítima". Nele, maquinário da Secretaria do Agronegócio estaria sendo alvo de aluguéis por parte de ruralistas sem que os valores sejam repassados ao Fundomaq. Em junho do ano passado, diversos mandados foram cumpridos, além da apreensão de celulares, notebooks e documentos para investigação de possível apropriação indevida de valores pagos por serviços prestados por tratores da frota municipal.
*Com informações do Portal Imbiara