Batizada de “Queda de Dalila”, a ação teve como foco o desmantelamento de esquema que distribuía, inclusive na região central de Uberaba, produtos proibidos em território nacional
(Foto/Divulgação)
Ação integrada da Receita Federal e da Polícia Federal foi deflagrada na manhã de quinta-feira (17), em Uberaba, com o objetivo de reprimir a comercialização de cosméticos importados sem autorização da Anvisa. Batizada de “Queda de Dalila”, a operação teve como foco o desmantelamento de esquema que distribuía, inclusive na região central de Uberaba, produtos proibidos em território nacional.
Durante a mobilização, os agentes federais recolheram documentos, equipamentos eletrônicos e grande quantidade de cosméticos ilegais, entre eles produtos das marcas Toppik Hair Fibers e Sevich. As mercadorias, segundo as investigações, eram vendidas tanto por meio de lojas físicas quanto pela internet, sem qualquer registro sanitário obrigatório.
A Receita Federal informou que, além do crime de contrabando, há indícios de infrações como fraude fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As investigações começaram após denúncia anônima apontar a venda irregular dos produtos, que podem oferecer riscos à saúde dos consumidores.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em diferentes endereços da cidade, com a finalidade de coletar provas que embasem o inquérito, como registros financeiros, bancários e fiscais.
A Operação Queda de Dalila reafirma a atuação das instituições federais no enfrentamento ao comércio ilegal e na proteção à saúde pública, além de combater práticas que causam prejuízos econômicos ao país e desrespeitam as regras de concorrência justa.