PMs e bombeiros de todos os estados brasileiros e Distrito Federal iniciaram às 16h de ontem a operação Tiradentes 2, considerada a maior já realizada pela segurança pública no país
Jairo Chagas
Operação teve início às 16h de ontem e segue até o mesmo horário de hoje com grande efetivo nas ruas
Policiais e bombeiros militares de todos os estados brasileiros e Distrito Federal iniciaram às 16h de ontem a operação Tiradentes 2, considerada a maior já realizada pela segurança pública no país.
Com a missão de desenvolver ações e operações de prevenção e preservação da ordem pública, com vistas à promoção da segurança e sensação de segurança dos cidadãos, a operação vai até hoje, às 16h. Segundo informações, outra meta da Tiradentes 2 é mostrar à população o impacto de 24 horas do trabalho das corporações militares, responsáveis pela segurança no país.
Em Uberaba, além do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), o 4º e 67º batalhões de Polícia Militar da 5ª RPM (Região de Polícia Militar) e 5ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito atuam em ações preventivas e repressivas à criminalidade.
No âmbito da Polícia Militar, de acordo com o capitão Dolinski, o objetivo da operação Tiradentes 2 é coibir, principalmente, a criminalidade violenta. “Em Uberaba, saímos às ruas com equipes de policiamento em motos, Tático Móvel e também o pessoal do Pelotão de Trânsito. A gente prioriza as chamadas ‘zonas quentes de criminalidade’ quando formos fazer as operações”, contou.
Com relação à 5ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, o tenente Luciano disse que o foco nesta operação é prevenção e repressão às várias modalidades de crimes nas zonas rurais. “Como a fiscalização da pesca irregular e combate ao tráfico de animais e ao comércio e transporte de produtos e subprodutos florestais”, comentou.
De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º BBM, a operação Tiradentes 2 é voltada à segurança pública e o CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) tem um papel coadjuvante, ou seja, a atuação dos bombeiros é na questão de apoio aos policiais.