AÇÃO

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Uberaba

Mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de equipamentos eletrônicos; penas podem chegar a 10 anos de prisão

Publicado em 08/09/2025 às 08:54Atualizado em 08/09/2025 às 10:08
Compartilhar

Na ação, foram apreendidos equipamentos de informática e um celular, que passarão por perícia técnica (Foto/Divulgação)

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta segunda-feira (8), um mandado de busca e apreensão em Uberaba, dentro da Operação One by One X, que investiga crimes de armazenamento e compartilhamento de material relacionado ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

Na ação, foram apreendidos equipamentos de informática e um celular, que passarão por perícia técnica. O objetivo é identificar indícios de outros crimes, a participação de terceiros e esclarecer as circunstâncias da investigação. Em caso de condenação, a pena pode chegar a 10 anos de prisão.

O nome da operação faz referência à tecnologia de transferência de dados em redes peer to peer, onde arquivos são compartilhados diretamente entre usuários, sem servidor central. Segundo a PF, o termo reforça o slogan da investigação: “Mesmo que sejam muitos, um por um, todos os envolvidos com esse tipo de crime serão identificados e responsabilizados.”

Histórico em Uberaba

Uberaba tem sido alvo recorrente de operações da Polícia Federal voltadas ao combate a crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil. Em 2025, foram registradas duas ações, uma em 31 de julho e outra em 24 de junho, ambas com prisões em flagrante. No ano anterior, em 13 de junho e 3 de maio de 2024, a cidade também recebeu etapas da Operação One by One, igualmente com mandados de busca e apreensão e prisões.

Prevenção e alerta aos pais

A Polícia Federal destacou ainda a importância da prevenção e do acompanhamento por parte de pais e responsáveis. Conversar abertamente com crianças e adolescentes sobre os riscos do ambiente virtual, orientar quanto ao uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e observar mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao celular e computador, são medidas essenciais de proteção.

A instituição reforça que, diante de contatos inadequados, jovens devem ser estimulados a procurar ajuda de adultos de confiança. Para a PF, a informação e a orientação são instrumentos fundamentais para prevenir situações de violência sexual e garantir a segurança de crianças e adolescentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por