O objetivo da reunião foi alinhar os profissionais habilitados no Proerd nas versões curriculares vigentes
Divulgação
Policiais militares participam de alinhamento técnico para atuação como instrutores do Proerd
Visando a dar continuidade ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), a 5ª RPM (Região da Polícia Militar) promoveu na quarta e quinta-feira (10 e 11) a Reunião Técnica de Alinhamento dos Serviços Proerd para policiais militares que atuam como instrutores deste importante programa de prevenção.
A reunião foi coordenada pelo 1º tenente Nery (Facilitador), 1º tenente Leonel (Mentor) e 2º sargento Kerlston (Pedagogo), que ministraram palestras com os temas “Características do Desenvolvimento Infanto-Juvenil (características dos alunos e diferenças entre alunos da educação infantil e anos iniciais)” e “Estratégias para o Ensino Fundamental”.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da 5ª RPM, o objetivo da reunião foi alinhar os profissionais habilitados no Proerd nas versões curriculares vigentes baseadas na metodologia “Caindo na Real”, com vistas à padronização curricular. Além disso, garantir uma migração da aplicação do Proerd nas matrizes curriculares para a Educação Infantil e de Pais. A reunião buscou fortalecer as ações de prevenção primária nas comunidades escolares da 5ª RPM, através da disseminação de conteúdos educacionais orientados às questões sobre drogas, fomento da cidadania e prevenção ao bullying.
O Proerd é um programa essencialmente preventivo ao uso de drogas entre crianças e adolescentes em todos os seus aspectos (físicos/morais) e, como tal, tem a finalidade de evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema. O programa, por meio de suas aulas, ensina os alunos, de forma cativante, descontraída, lúdica e por meio de diversas formas pedagógicas, técnicas voltadas para a resistência às pressões do cotidiano, provenientes da busca de tomar decisões e fazer escolhas semelhantes aos amigos por pura necessidade de estar em grupo, e auxílio para que adquiram consciência da necessidade de dizerem “não” às drogas.
O Proerd orienta estudantes que estejam cursando o ensino fundamental (educação infantil e anos iniciais) das redes pública e particular, como também orienta adultos (pais e comunidade escolar) a prevenirem ou reduzirem o uso de drogas, bem como a violência entre crianças e adolescentes.