GRAVÍSSIMO

Raio atinge tanque de depósito de etanol da usina Coruripe e provoca incêndio

Carlos Paiva
Publicado em 28/12/2024 às 19:40Atualizado em 30/12/2024 às 20:18
Compartilhar
Chamas atingiram mais de três metros de altura e foram vistas de longe e os caminhões-pipa usaram líquido gerador de espuma (Foto/Reprodução)

Chamas atingiram mais de três metros de altura e foram vistas de longe e os caminhões-pipa usaram líquido gerador de espuma (Foto/Reprodução)

Descargas elétricas de alta intensidade (raios) causaram incêndio considerado de grandes proporções que atingiu a Usina Coruripe, localizada na cidade de Campo Florido (MG), a cerca de 70 quilômetros de Uberaba, no fim de semana. As chamas atingiram três dos seis tanques de etanol da unidade. O incêndio desencadeou uma força-tarefa emergencial para combater o fogo e evitar a propagação do incêndio para outras áreas da usina. Ninguém se feriu.

Segundo apurou o Jornal da Manhã, o incêndio teve início em um tanque e, em seguida, espalhou-se para outros dois, criando um cenário de alto risco.

Durante as operações de contenção, ocorreu uma explosão provocada pela rápida expansão de vapor de líquidos em ebulição. Esse evento aumentou consideravelmente o risco, gerando deslocamento de ar significativo e intensificando o calor no local.

Apesar da explosão, as equipes de brigadistas da usina e bombeiros militares do 8º BBM mantiveram um controle estratégico e coordenado, o que foi essencial para evitar que o fogo se alastrasse para os tanques vizinhos.

As operações se concentraram no resfriamento dos tanques e na retirada de materiais inflamáveis da área de risco, como cilindros de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e acetileno, para garantir a segurança de todos os envolvidos no combate às chamas.

Para coordenar as ações de combate, o Sistema de Comando de Operações (SCO) foi instalado no local. As equipes utilizaram caminhões-pipa equipados com LGE (líquido gerador de espuma), mas a direção variável do vento exigiu ajustes nas táticas de combate, com prioridade para o resfriamento dos tanques adjacentes e o monitoramento dos dispositivos que combatem incêndios em alturas (sprinklers).

Graças ao esforço conjunto e à rápida resposta das equipes, o incêndio foi completamente debelado. Embora três tanques, com capacidade de 15 milhões de litros cada um, tenham sido afetados pelas chamas, os outros três, com capacidade de 10 milhões de litros, permaneceram seguros.

A intensidade das chamas foi reduzida gradualmente, o que indicou o esgotamento do combustível nos tanques atingidos.

Em nota ao Jornal da Manhã, a Usina Coruripe informou que: “...raios atingiram tanques de etanol na unidade de Campo Florido (MG) e causaram incêndio. Felizmente, não havia trabalhadores no local devido ao período de entressafra e recesso de fim de ano. A empresa acionou o Corpo de Bombeiros e isolou a área...”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por