Nesta quinta-feira (1º), às 14h11, mulher, de 40 anos, compareceu a uma base da Polícia Militar para relatar um incidente. Segundo ela, estava aguardando uma encomenda proveniente do exterior. Um conhecido seu, do Reino Unido, teria lhe enviado dinheiro em libras e joias.
A vítima recebeu uma ligação e posteriormente uma mensagem no WhatsApp, informando que a mercadoria estava retida em Guarulhos-SP. Para liberar a encomenda, foi solicitado o pagamento de R$ 5.000. A vítima efetuou o pagamento e a mercadoria não chegou. Ela entrou em contato novamente e foi solicitado mais R$ 5.000 para liberar a suposta mercadoria, mas novamente não houve entrega. Em um novo contato, foi exigido um adicional de R$ 4.000.
A vítima explicou que não possuía essa quantia, e então foi informada de que deveria depositar R$ 1.500. Ela fez o depósito, mas ainda não recebeu a mercadoria. Sempre que tenta entrar em contato, recebe as mesmas mensagens exigindo o pagamento de um novo valor. Alega que a mercadoria está retida e que o gerente responsável solicita mais dinheiro.
Todos os pagamentos foram feitos por meio de Pix, usando uma chave aleatória informada no WhatsApp. O dinheiro foi enviado para uma outra mulher, no Banco Inter. Os números de telefone que entraram em contato com a vítima possuem o DDD (11) e agora estão bloqueados.
O valor total depositado pela vítima foi de R$ 11.500.