Seção de Educação no Trânsito orienta os motoristas que pretendem pegar a estrada no feriado de Natal. Alguns cuidados são necessários para garantir viagem segura e tudo começa pela revisão completa do veículo.
Fim de ano é época de viajar e o carro é o meio de transporte mais usado pelos brasileiros. Entretanto, antes de fazer as malas e seguir viagem, é importante lembrar que a segurança depende muito do estado e do comportamento do condutor. “Às vezes, com a ansiedade, as pessoas se esquecem de questões relacionadas à manutenção do veículo, como, por exemplo, as condições do limpador de para-brisas. Nesse período chove muito e é preciso garantir que os limpadores estejam em perfeitas condições”, explica o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis.
Hélio lembra também que é preciso ter cuidado com os pneus, garantir que o estepe e os equipamentos para troca de pneu, caso seja necessário, estejam em perfeitas condições de uso e no veículo. Quanto às malas, ele destaca que todas devem estar no bagageiro, não podem ficar espalhadas entre os passageiros. “Tenha atenção na estrada, respeite a velocidade regulamentada, não faça ultrapassagem em locais proibidos e pratique a direção defensiva. Lembre-se também dos faróis, que têm de estar ligados. Desta forma, você vai garantir que todos chegarão bem ao destino, não adianta ter pressa”, afirma.
Independente da distância, as orientações são as mesmas. Hélio lembra que os uberabenses gostam de celebrar estas datas em chácaras, ranchos e fazendas e se esta for a opção, não volte dirigindo se tiver ingerido álcool ou sonolento, ou seja, durma no local, descanse, para depois pegar estrada. Vale destacar que aqueles que irão viajar de ônibus também precisam se atentar e, assim como os passageiros de carros, devem usar o cinto de segurança durante todo o trajeto.