Senador e deputado federal já foram colocados como possíveis candidatos para o próximo pleito
Cleitinho Azevedo (Republicanos) e Nikolas Ferreira (PL) participaram da campanha de Bruno Engler pela prefeitura de Belo Horizonte (Foto/Flávio Tavares)
Cotado para disputar o governo de Minas Gerais em 2026, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) afirmou estar disposto a não se candidatar para apoiar uma possível candidatura do deputado federal Nikolas Ferreira (PL). Durante pronunciamentos que precederam a abertura da sessão do Senado, nesta quarta-feira (27 de novembro), o parlamentar declarou que a direita deve se fortalecer nas próximas eleições.
Cleitinho afirmou que "querem jogá-lo contra o Nikolas", a quem definiu como "grande amigo, grande parceiro e grande irmão". O senador ainda afirmou que a direita estará "cada vez mais forte" e negou qualquer conflito entre os dois, seja envolvendo a discordância em projetos, ou a candidatura para o pleito de 2026.
"Já conversei isso com Nikolas e tenho toda humildade de falar nisso. Eu não tenho formação acadêmica, o Nikolas tem. O Nikolas tem mais conhecimento que eu. Se o Nikolas falar que quer ser candidato a governador pelo bem de Minas Gerais, eu tô aqui pra apoiar ele. Se ele não quiser, eu tô à disposição", declarou em tom similar ao de entrevista exclusiva concedida à reportagem de O TEMPO, em outubro.
"Eu e Nikolas vamos estar unidos. Se for ele, eu vou estar 100% com ele. Se Deus abençoar que eu seja pré-candidato, eu tenho certeza que ele estará comigo", reafirmou o senador. "Não venham falar que eu e o Nikolas estamos brigados. Não tem nada disso. Tenho carinho, maior respeito e gratidão por um dos maiores líderes que o Brasil está tendo agora, que é o Nikolas Ferreira", continuou Cleitinho.
Durante o encerramento do discurso, o parlamentar chegou a comparar a amizade com Nikolas com um casamento. "Até quem é casado não tem como conviver sem discordar. Discussão tem, né, Flávio? Né, presidente Pacheco? O Nikolas casou tem pouco tempo, está na lua de mel ainda, quando ele pegar uns 10 anos de casamento, ele vai ver", afirmou em menção ao relacionamento entre o deputado federal Nikolas Ferreira e a modelo Lívia Bergamim Orletti.
Candidaturas 'confirmadas'
Em participação no Café com Política da FM OTEMPO DE 91,7, o prefeito de Divinópolis e irmão de Cleitinho, Gleidson Azevedo (Novo) não se ateve a confirmar a candidatura do senador. Gleidson declarou que o irmão será eleito como governador em 2026, além de ter mencionado a possibilidade de uma troca de partido por parte de Cleitinho antes do período eleitoral.
Já o deputado federal Nikolas Ferreira afirmou que não descarta concorrer ao governo do Estado de Minas Gerais nas próximas eleições. A fala ocorreu nas redes sociais do parlamentar, que respondeu ao questionamento de um seguidor que queria saber se ele concorreria ao cargo no Executivo no próximo pleito. “Não descarto. Orando”, respondeu Nikolas.
Fonte: O Tempo