BOA NOTÍCIA

CMAA e Mitsui buscam licença ambiental de fábrica de biometano

Projeto foi apresentado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e prevê investimento de R$200 milhões em anexo à Usina Vale do Tijuco

Marconi Lima
Publicado em 18/07/2025 às 21:08
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Representantes da Mitsui Gás e Energia do Brasil (Mitsui Gás), da Geo Biogás & Carbon (Geo) e da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) apresentaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente projeto de instalação da Geomit, nova empresa que será implantada no município de Uberaba, anexa à Usina Vale do Tijuco, para fins de licenciamento ambiental. O investimento, de R$200 milhões, foi anunciado em abril e prevê a instalação de uma unidade de biometano.

A Geomit será responsável pela distribuição de gás biometano gerado a partir de resíduos da cana-de-açúcar e de outras atividades do agronegócio. A produção de biometano será a partir de resíduos da cana-de-açúcar e do agronegócio, como subprodutos da produção de açúcar e etanol. Inicialmente, o biometano será distribuído por via terrestre, mas a Gasmig planeja implantar um gasoduto para ampliar a distribuição.

A previsão é que a planta entre em operação entre 12 e 24 meses após o início das obras.

O Projeto Vale do Tijuco será o marco inicial da parceria entre a CMAA e Mitsui, tendo como base o aproveitamento de resíduos como vinhaça, torta de filtro e bagaço da cana-de-açúcar. Os materiais serão processados por meio de digestão anaeróbia — tecnologia que permite a conversão de matéria orgânica em biogás e, posteriormente, em biometano de alta qualidade.

O secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Edno Cesar da Silveira, destacou que entre os principais motivos apresentados para a escolha por Uberaba como sede do empreendimento estão os investimentos em inovação tecnológica e sustentabilidade proporcionados pelo governo Elisa Araújo, como o processo de Licenciamento Ambiental Digital moderno e sustentável de Uberaba.

“Nós fazemos tudo digitalmente, todos os procedimentos prévios, de instalação, de operação. É tudo realizado em um só procedimento: LP, LI e LO, e isso facilita muito. O Licenciamento Ambiental Digital de Uberaba proporciona facilidade, agilidade e sustentabilidade, muito mais do que em outros estados, onde os empreendedores dizem ter experiências de duração de dois a três anos para se tirar uma licença ambiental”, explicou Edno.

A expectativa é de que o investimento possa gerar 200 empregos diretos e indiretos na fase de construção. Na etapa de operação, serão aproximadamente 60 empregos diretos.

O projeto tem como meta fornecer gás natural competitivo e de baixo carbono para indústrias locais e para o setor de transportes, contribuindo para a transição energética do Brasil. O biometano produzido contribuirá para diversificar a matriz energética de Minas Gerais, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor agroindustrial no Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por