Com entrega este mês dos primeiros veículos de nova frota, Guarda Municipal se prepara para intensificar o patrulhamento na zona rural. A corporação recebeu na última semana dez viaturas e outras 16 devem chegar até o mês de novembro para serem utilizadas nos atendimentos.
A renovação da frota está sendo feita por meio de contrato de locação. Ao todo, 26 veículos foram alugados. De acordo com o comandante da GM, Marcelo Neves, foram entregues dez veículos na última semana, sendo sete Renault Dusters e três caminhonetes S10. A empresa responsável pediu 45 dias para entregar os demais carros.
Neves ressaltou que as viaturas anteriores da Guarda eram veículos no modelo Hatch e que não eram adequados para atender os bairros rurais. A partir da entrega dos novos carros, ele posicionou que agora será possível a atuação na zona rural. “Com a chegada desses veículos SUV e caminhonetes, conseguimos lançar o nosso patrulhamento diário nos bairros rurais, o que é uma demanda antiga da população”, posicionou.
Com as novas viaturas, o comandante afirmou que a Guarda também ampliará a cobertura do patrulhamento na cidade como um todo. “Antes, nós tínhamos que trabalhar com três ou quatro guardas numa viatura. Agora, vamos lançar o patrulhamento com dois guardas em cada viatura, aumentando a nossa eficiência”, disse.
A decisão de trabalhar com frota alugada foi para assegurar agilidade na manutenção dos veículos, já que no início do ano a Guarda Municipal enfrentou problemas por demora no reparo das viaturas.
Agora, com o contrato de locação, se houver necessidade de conserto, a empresa é acionada e tem 24 horas para devolver o veículo ou encaminhar outra viatura, caso o problema não seja resolvido dentro do prazo. “Não fica viatura parada e todas elas são equipadas para garantir mais conforto e segurança ao guarda civil no desenvolvimento das suas atividades”, pontuou Neves.