Geração de empregos em Uberaba continua mostrando recuperação, após amargar quase todo o primeiro semestre com déficit no número de contratações. Conforme dados do Ministério do Trabalho, a economia do município fechou setembro com saldo positivo de 705 postos de trabalho. Mesmo assim, o número apresenta queda em relação a agosto, quando foram efetivados 872 funcionários, descontadas as demissões.
Dos setores da economia, somente a agropecuária teve desempenho negativo em setembro, sendo responsável pela redução no quadro geral. O segmento demitiu 138 pessoas a mais do que contratou.
Para o secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, o resultado corresponde ao movimento sazonal característico do campo. Ele lembra que o setor registrou número alto de contratações em junho e agosto, mas agora os fazendeiros estão retornando ao quadro normal de funcionários para o momento do plantio. Guimarães avalia que, com o início da colheita da soja precoce, o segmento voltará a aquecer a geração de empregos.
No ranking de empregabilidade, o primeiro lugar ficou com a área de serviços, que totalizou 1.244 admissões e manteve 349 funcionários no quadro. A construção civil também continua experimentando boa fase, com o segundo maior saldo de setembr 238 postos de trabalho.
O comércio e a indústria de transformação também tiveram desempenho positivo em setembro, fechando o balanço, respectivamente, com 152 e 105 contratações a mais do que o número de demissões.