Se chovesse mais 15 minutos, teríamos que acionar o alarme de enchente”, foi o que disse o coordenador
“Se chovesse mais 15 minutos, teríamos que acionar o alarme de enchente”, foi o que disse o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Sérgio Campos, sobre a chuva que atingiu a cidade na noite de quinta-feira.
De acordo com ele, os medidores da Defesa Civil instalados no bairro Parque das Américas e no centro da cidade indicaram índice de 28mm de precipitação, considerado um dos maiores níveis registrados no ano. “Ficamos atentos à possibilidade de inundação, mas felizmente a chuva parou antes. Localizamos apenas pequenos alagamentos em áreas mais baixas da cidade e alguns pontos das avenidas Leopoldino de Oliveira e Guilherme Ferreira”, diz o coordenador.
Nenhum incidente grave foi registrado, mas alguns pedestres e motoristas que passavam pelos locais tomaram um susto. “A gente fica sempre de olho, porque eu já enfrentei uma enchente aqui na Leopoldino uma vez e sei que a água sobe muito rápido”, afirma a auxiliar de escritório Paola Matias, que trabalha em uma das pontos mais baixos da avenida.
De acordo com a Defesa Civil, informantes estão sendo mantidos nos locais de maior risco para que, assim que constatada a enchente, o alarme de aviso seja soado.
Mais chuvas. A previsão do tempo indica que as chuvas não vão parar no fim de semana. Segundo a climatologista Wanda Prata, um cavado (linha chuvosa) permanece firme sobre a região e poderá ocasionar grandes níveis de precipitação. Ela acrescenta que, de hoje até o fim da próxima semana, o sol aparecerá pouco, a umidade relativa do ar permanecerá alta a as temperaturas vão ficar amenas, abaixo dos 30ºC.