Conselho Gestor vai definir medidas para evitar a degradação no sítio paleontológico de Peirópolis...
Conselho Gestor vai definir medidas para evitar a degradação no sítio paleontológico de Peirópolis, reconhecido como monumento natural pelo Ibama. O grupo esteve reunido ontem na Prefeitura, inclusive com a presença de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mas ainda não tem ações efetivas para anunciar.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Luiz Barbieri, o primeiro encontro foi para instituir oficialmente o conselho gestor do monumento natural de Peirópolis, com aprovação do regimento interno. A partir de agora, continua ele, o grupo vai trabalhar na elaboração do plano de manejo da unidade.
Para tanto, o secretário explica que será preciso realizar uma série de estudos e mapeamentos, visando a um diagnóstico da área. Só depois o Conselho vai apontar medidas para prevenir a degradação dos depósitos fossilíferos em virtude de atividades imobiliárias, urbanísticas, agrícolas, pecuárias e minerais.
Barbieri reconhece que várias dessas atividades já ocorrem dentro de Peirópolis, como, por exemplo, a mineração de cascalho, entretanto, declara que qualquer intervenção emergencial só poderá ser tomada após o diagnóstico. “Será preciso alguns dias para tomar medidas de imediato”, disse, argumentando que, mesmo assim, o patrimônio estará protegid “A própria lei que criou o monumento estabelece restrições. Toda e qualquer atividade tem que passar pelo Conselho”.