Aparecimento de trincas em pilar do quarto lance de sustentação da ponte aponta sinal de alerta e levou DER a restringir trânsito até que seja feito laudo conclusivo sobre a situação da estrutura. (Foto/Reprodução)
O trânsito na ponte sobre o rio Grande entre Conceição das Alagoas e Miguelópolis, na AMG-2540, teve o trânsito de veículos restringido após o aparecimento de trincas em um pilar do quarto lance de sustentação. Na manhã de ontem (3), a Defesa Civil de Conceição das Alagoas, agentes do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros e engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem realizaram vistorias no local. Franco Cartafina, ex-deputado federal, emitiu comunicado no fim da tarde e revelou pedido de ajuda a Matheus Novais, diretor-geral do DER-MG, sobre o caso.
O trabalho foi acompanhado por servidores do DER-SP, da Regional de Barretos. No início do dia, as vistorias se basearam no apoio de imagens feitas por meio de drone, com o objeto sendo manipulado pelo sargento Marcacine.
O coordenador da 25ª do DER-MG, Jorge Neto, comandou a vistoria pelo lado mineiro e revelou que equipe de Belo Horizonte seria enviada para emitir laudo conclusivo sobre a segurança da ponte. O último levantamento realizado sobre o trânsito, em 2020, apontou que, diariamente, três mil veículos passavam pela ponte, sendo 40% de cargas.
À tarde, o DER emitiu comunicado informando que o tráfego foi limitado a veículos com peso máximo de 4 toneladas. Embora a ponte tenha sido construída por usina da região e não pertença oficialmente ao DER-MG, o órgão indicou as medidas preventivas necessárias, com o objetivo de resguardar a segurança dos usuários da via.
A ponte tem 540 metros de extensão e 7,84 metros de largura e foi construída em 1974, caracterizando-se como um importante elo entre a MG-427 e o estado de São Paulo, garantindo acesso a diversos municípios paulistas, com destaque para Barretos e São José do Rio Preto.
O DER-MG orienta que motoristas respeitem a sinalização instalada no local e utilizem rotas alternativas, como os acessos pelas rodovias MG-427 até Planura, acessando a BR-364 no sentido ao estado de São Paulo pela SP-425, até a conclusão das avaliações técnicas e definição das providências necessárias.
Pode interessar: Bombeiros fazem vistoria em ponte do Brejinho após alerta de risco em Conceição das Alagoas