(Foto/Divulgação)
Na próxima semana, o Escola Estadual Minas Gerais receberá a equipe do projeto Moradores/Educação, viabilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Iniciativa tem o objetivo de resgatar memórias por meio de depoimentos e valorizar as escolas como território de pertencimento para toda a comunidade escolar e, com isso, combater a violência nas instituições de ensino.
Conforme os organizadores do evento, a primeira atividade será uma oficina cultural com os alunos, para que eles aprendam técnicas básicas de fotografia, filmagem, registro e documentação de histórias. A partir de quarta-feira (28), será montada no local uma tenda de ouvir histórias para que a equipe profissional de fotógrafos, videomakers e jornalistas do Moradores/Educação colha os depoimentos da comunidade. Com o material produzido, serão feitos um filme documentário, um varal fotográfico, um catálogo de histórias e uma exposição de imagens em imensos painéis, que ocuparão um local público da cidade. O lançamento será no dia 30 de junho.
O Moradores/Educação foi idealizado pela Nitro Histórias Visuais e é um braço do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Esta primeira fase é uma realização do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (Circ), com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais.
O projeto é viabilizado com recursos de medidas compensatórias obtidos pelo MPMG, via Plataforma Semente. O projeto Moradores/Educação é um movimento cultural pela valorização das instituições de ensino como território de pertencimento para toda a comunidade escolar e lugar de memória para milhares de pessoas que passaram por elas ou vivem no seu entorno.