Fahim Sawan (PSDB) conserva liderança na disputa para Assembleia Legislativa de Minas (Almg). Em pesquisa do Instituto Contraponto, realizada entre 28 e 31 de agosto, o tucano aparece com 26,8% da preferência do eleitorado. Lerin (PSB) voltou ao segundo lugar, depois de ser ultrapassado por Tony Carlos (PMDB) no levantamento anterior. O peemedebista ficou em 3º.
Segundo o diretor do Instituto Contraponto, Luciano Julusi, a exceção de Fahim, todos os candidatos oscilaram nas posições neste último levantamento. Ele analisa que o sobe-desce entre Lerin e Tony é resultado normal do desenvolvimento da campanha. “À medida que você vai para a vitrine e se mostra, as pessoas podem ou não gostar de você. E outros candidatos estão no páreo. Se você perde x, esse total não vai para um somente. Mas não é o resultado final do Tony. Ainda tem um mês de campanha”, destaca.
Lerin aparece no balanço atual com 15,3% das intenções de voto, contra 11% da pesquisa anterior. Já Tony foi de 18,5% para 12,5%. O petista Adelmo Carneiro Leão vem em seguida com 6,3% das indicações. No levantamento passado, o candidato estava com 9,5%.
José Luiz Alves (PSL) aparece com 3,3%. Tharsis Bastos (PSDB) e o radialista João Batista Rodrigues (PPS) estão quase empatados, com 1,5% e 1,3%, respectivamente. Fabrício Araújo (PV) tem 1%. Desta vez, a pesquisa não trouxe o nome do outro ambientalista Terso Júnior. Na lanterninha ficaram os candidatos do PRB, coronel Rodrigo Martins e engenheiro Orestes Oliveira. Ambos estão com 0,8% da preferência do eleitorado.
A nova pesquisa do ContraPonto registrou nomes de candidatos que não pertencem ao cenário político local. Gustavo Correio, tenente Lúcio, Zé Maia, Caixa, André Quintão, Serginho e George tem empate com 0,3%. Outro forasteiro, sargento Rodrigues, alcançou 0,5% das indicações.
Votos brancos e nulos representam 7% das respostas. Entre as pessoas consultadas, 21,3% ainda não sabem em quem votar. Julusi acredita que o foco na reta final da campanha será a conquista dos indecisos. O instituto ouviu 400 pessoas com mais de 16 anos e residentes em Uberaba há, no mínimo, um ano. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 68416/2010. A margem de erro é 4,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.