Tabuleiro político começa a se definir para as eleições de 2010. Peça importante no jogo, o presidente do Codau, José Luiz Alves, oficializou ontem a saída do PMDB e a filiação ao PSL, com vistas à candidatura para deputado estadual no próximo ano. No PTB, o movimento também foi intenso por causa do término do prazo para os possíveis candidatos, tendo confirmado o ingresso dos dissidentes do PR Rodrigo Franco e Rafael Miziara.
De acordo com o presidente PSL, Thiago Renato Silva, o partido está empenhado nas costuras com executiva estadual para fechar o projeto em torno do lançamento de Zé Luiz para a disputa da Assembleia Legislativa. Mesmo assim, ele afirma que a legenda continua em conversa com outras lideranças fortes, preparando o grupo não só para as eleições de 2010, como para disputa municipal em 2012. “Temos 500 filiados e queremos dobrar esse número até dezembro”, conta.
Anunciando a saída da presidência do PTB, o vereador Carlos Godoy apresentou ontem a lista com cerca de 300 novos filiados, entre eles o filho do secretário João Franco, Rodrigo Franco, e o procurador-geral da Câmara Municipal, Rafael Miziara, ambos ex-militantes do PR. As conquistas incluem também o ex-secretário de Esportes Roberto Fernandes e o empresário Frederico Maciel, entre outros.
Segundo Godoy, o partido começa a se mobilizar visando à participação no pleito em 2010 com candidatura própria a deputado estadual. Ele destaca que com os novos nomes serão criadas frentes femininas e também a ala jovem do PTB. O trabalho será conduzido pelo coronel Hamilton Firmino, que assumiu ontem a presidência no lugar do vereador, já com bênção do comando estadual.