Transporte de urnas eletrônicas para cidades da região começou por volta das 5h da manhã deste domingo (6). Veículos carregados com os equipamentos foram escoltados pela Polícia Militar até os municípios de Água Comprida, Campo Florido, Conquista, Delta e Veríssimo. Em seguida, foi dado início à distribuição dos equipamentos aos locais de votação em Uberaba.
Um total de 947 urnas eletrônicas foi enviado este ano para atender Uberaba e os cinco municípios pertencentes à comarca. Do montante, 100 aparelhos ficarão como reserva de contingência e podem ser utilizados para substituir equipamentos que apresentem falhas ao longo do dia de votação.
Após o encerramento da votação, às 17h, será feita a impressão do resultado da votação daquela seção eleitoral e os Boletins de Urna obrigatórios. Das cinco vias obrigatórias, uma é destinada à fiscalização, outra é guardada pela presidente da seção eleitoral, duas são anexadas à ata da seção e encaminhadas ao cartório eleitoral e a quinta é afixada em local visível da seção eleitoral para o conhecimento público.
A partir daí, as urnas começam a ser recolhidas dos locais de votação e serão levadas para a Central de Atendimento Eleitoral, que fica no prédio do antigo Fórum, na rua Lauro Borges. A apuração referente ao município de Uberaba terá início logo em seguida e a expectativa do juiz eleitoral José Paulino de Freitas é que o trabalho esteja concluído por volta das 20h da noite.
Quanto aos resultados das outras cidades da comarca, o magistrado avalia que a conclusão da apuração pode demorar um pouco mais, porque é preciso aguardar a chegada das mídias e das urnas até a central em Uberaba. Mesmo assim, a expectativa é que o trabalho seja encerrado também ainda hoje.