Coordenação da creche Maria de Nazaré, que atende mais de 30 crianças, fechou as portas há mais de 10 dias por falta de recursos para manter a instituição em funcionamento.
De acordo com a presidente da Central de Creches Comunitárias de Uberaba, Mariângela Camargos, ela só tomou conhecimento do fechamento da entidade através de mães que procuraram a creche Pequeno Coração de Maria para deixar seus filhos enquanto trabalham.
Mariângela salientou que a coordenadora da instituição, Vânia Célia Correa de Lima, não participou das negociações com a Prefeitura quando da redução no valor dos repasses pelo município. Ela acredita também que a entidade não renovou contrato de convênio, o que complicou ainda mais a situação da creche, apesar de receber outros convênios, segundo a presidente da Central.
A Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo repasse às creches comunitárias, também não foi comunicada do fechamento da instituição. No setor de inspeção, a informação era de que a creche só firmou um convênio com a Prefeitura e que toda administração era de responsabilidade da coordenação.
O assunto foi abordado pelos vereadores durante a sessão ordinária de ontem. Os vereadores afirmaram que vão procurar informações concretas para o fechamento da entidade e se for preciso procurar o município para tentar reverter a situação.
Por outro lado, há informações de irregularidades na administração da entidade, o que não foi confirmado pela Central de Creches Comunitárias.
Durante toda tarde de ontem a reportagem do Jornal da Manhã tentou contato por telefone com a coordenadora Vânia Célia, mas ela não atendeu às ligações. Na creche, localizada na rua Caldeira Júnior, 381, bairro Abadia, o telefone também não foi atendido. Anteriormente, creche no conjunto Silvério Cartafina fechou e foi encampada pela Prefeitura.