XADREZ POLÍTICO

Mais uma federação partidária pode impactar bancadas na Câmara de Uberaba

Marconi Lima
Publicado em 16/05/2025 às 21:56Atualizado em 17/05/2025 às 07:46
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A discussão sobre a criação de mais uma federação partidária pode ter impacto na Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Ganhou força nos últimos dias a possibilidade de União Brasil e PP marcharem juntos, criando o União Progressista.

Na CMU, o PP conta com apenas um vereador, Caio Godoi. Já o União conseguiu garantir duas cadeiras, com Luciene Fachinelli e Baltazar dos Reis Silvério. Em caso de uma federação, o futuro arranjo partidário passaria a contar com três parlamentares.

A outra fusão, que está em andamento e com expectativa de conclusão até o fim do ano, é a do PSDB e Podemos, mas nesse caso não haverá impacto na CMU, uma vez que apenas a legenda tucana tem representação no Legislativo, com três vereadores. O Podemos não conseguiu cadeira na Casa.

Jornal O Tempo, de Belo Horizonte, destacou que o ganho expressivo de força da federação União e PP provocou reações entre os outros partidos do Centrão e resultou em novas costuras. A principal delas, neste momento, ocorre entre MDB e Republicanos.

Em Uberaba, o MDB conta com um vereador eleito, Cleber Júnior. Já o Republicanos garantiu duas cadeiras na Câmara, com as eleições de Fernando Mendes e Almir Silva. Em caso de uma federação, o grupo passaria a contar com três cadeiras.

Na CMU, apenas dois partidos conseguiram eleger três vereadores, o PSD, com Ismar Marão, Ripposati Filho e Anderson Donizete, e o PSDB, com Thiago Mariscal, Tulio Micheli e Marcos Jammal.

Em caso de confirmação de criação das federações, mais duas siglas também garantiriam mais três cadeiras, cada uma.

A federação partidária é formada por dois ou mais partidos políticos com afinidade programática, que se unem para atuarem como uma só legenda por, no mínimo, quatro anos. A união entre as agremiações tem abrangência nacional e funciona como um teste para uma eventual fusão ou incorporação, envolvendo as legendas que fizerem parte da federação.

As federações foram instituídas pela Lei 14.208/21, que alterou a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95) e a Lei das Eleições (Lei 9.504/97). A lei definiu os critérios para a atuação conjunta das agremiações. Na esfera eleitoral, a figura da federação partidária é regulamentada pela Resolução TSE 23.670, aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão de 14 de dezembro de 2021.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por