Câmara de Vereadores vai homenagear hoje 22 personalidades que se destacaram nas manifestações da cultura afrobrasileira com a Medalha Zumbi. A iniciativa foi instituída por meio de Resolução em 1988 e inicialmente entregue no mês de maio, data de comemoração ao Centenário da Abolição da Escravatura. Na época, a CMU era presidida pelo ex-vereador João Batista da Cruz.
A mudança na data da entrega da medalha para o mês de novembro aconteceu em 1995, passando a comemorar os 300 anos de Zumbi dos Palmares. No mesmo ano ficou definido que a concessão aconteceria a cada quatro anos.
Por meio da Resolução 2.251, ficou determinado que as pessoas agraciadas seriam escolhidas pela Câmara, Conselho de Integração e Participação da Cultura Afrobrasileira e Fundação Cultural de Uberaba, sendo os nomes homologados pela CMU. Em 2005 foi retirada a especificação de que as personalidades deveriam ser residentes em Uberaba.
Este ano a solenidade vai acontecer no anfiteatro do Centro Administrativo, a partir de 19h30, e serão homenageados Admilson Honorato, Benedito Sebastião de Sousa Coelho, Eurico Camilo Filho, Euripa Aparecido Machado Costa, Fernando de Oliveira, Fernando Rodrigues de Carvalho, Jaime Sebastião Tomé, Jairo Justino Galvão, João Eurípedes de Araújo, João Pereira da Silva, Leosina Paulino Barretos, Linaldo Antônio da Cruz, Luciano Alves de Souza, Marco Antônio da Silva, Moacir Antônio da Silva, Nilson Rogério Santiago, Paulo César Cardoso dos Santos, Ramon Rodrigues, Robson Luis Albino, Rubens Martins Filho, Teresa Maria Dionísio dos Santos e William Alberto de Souza.