Já é possível doar na página no site do Memorial Chico Xavier ( )
Pessoas físicas já podem fazer doações diretas para o Memorial Chico Xavier. Após contratação de empresa no início deste ano para viabilizar a captação de recursos via financiamento coletivo, a opção agora já está disponível no site on-line do memorial.
Anteriormente, somente era possível contribuir via Lei Federal de Incentivo à Cultura. No caso de pessoas físicas, era necessário que o valor fosse declarado no imposto de renda no modelo completo, o que restringia a participação. A partir da contratação da nova plataforma, maiores de 18 anos podem fazer doação direta sem utilizar o imposto de renda.
Para contribuir, basta acessar o site do memorial Chico Xavier e clicar em APOIE. O internauta já será direcionado para o passo a passo. Na mesma página, serão apresentadas tanto a opção de doação direta quanto a contribuição via Lei Rouanet. Após o preenchimento dos dados pessoais, o internauta escolherá qual das duas alternativas prefere para confirmar o apoio financeiro. O pagamento é feito via Pix.
Após a confirmação da doação, um e-mail com o recibo será enviado, como também o Diploma Amigo do Memorial Chico Xavier, como forma de agradecimento e reconhecimento pela contribuição.
Enquanto a captação de recursos via Lei Rouanet tem um valor fixo e uma data-limite, o modelo de doação direta não tem um teto e nem limitação de prazo. Desta forma, a campanha pode durar enquanto o contrato com a empresa estiver em vigor.
A perspectiva da Fundação Cultural é que as doações poderão tanto ser utilizadas para o atual projeto de revitalização do espaço quanto para a sustentabilidade e manutenção do local após a conclusão da obra. “A implantação de uma cultura de apoio ao Projeto estabelecerá um vínculo direto com a sociedade, gerando interação, participação, fiscalização e a consequente ampliação das fontes de receitas posteriores para sustentabilidade do espaço pela fidelização desses futuros parceiros”, ressaltou chefe do Departamento de Museus, Carlos Vitor Silveira de Souza.
Para viabilizar o recebimento de doações diretas para o Memorial, foi contratada a Vivas Cultura e Esporte, de Belo Horizonte. A empresa recebeu o valor fixo de R$42.900 da Fundação Cultural e agora terá uma porcentagem dos valores doados. No caso de recursos captados via Lei Rouanet, serão destinados 2,78% para a empresa. Já do que for captado por crowdfunding, 7% serão repassados à consultoria.