O serviço de recapeamento asfáltico avança no sentido Distrito Industrial 3 para Uberaba, com máquina e homens atuando (Foto/Divulgação)
Parada desde janeiro em função do período chuvoso, a obra de recuperação da avenida Filomena Cartafina foi retomada este mês. Movimento de máquinas já voltou a ser observado na rodovia e o serviço de recapeamento asfáltico avançou no sentido do Distrito Industrial 3 para Uberaba.
Apesar da interrupção dos serviços devido às chuvas, o DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais) manifestou que o andamento da obra está dentro da programação estabelecida no contrato firmado no ano passado.
Pelo contrato, a empreiteira responsável pela obra tem 12 meses para concluir a revitalização da avenida Filomena Cartafina. O prazo encerrará no fim de setembro deste ano.
A recuperação funcional da rodovia tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento. O serviço é realizado em três etapas, começando com o tapa-buracos e remendos profundos, seguida da correção e nivelamento do pavimento. Essa parte foi realizada no ano passado.
Agora vem a aplicação da nova camada de revestimento asfáltico. A obra será finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical, com colocação de novas placas e o restabelecimento dos dispositivos de drenagem.
O investimento para recuperação dos 28 quilômetros da Filomena Cartafina, no trecho entre Uberaba e o Distrito Industrial 3, é de R$20.102.992,24. A obra está sendo executada pelo ETHOS/HWN, formado por duas empresas de Belo Horizonte.