A moderação deu o tom na segunda rodada de pretendentes à disputa das eleições de 2026, ouvidos pela reportagem do Jornal da Manhã, sobre a pesquisa da Opus Consultoria e Pesquisa, de Belo Horizonte, sobre a preferência do eleitorado uberabense.
Para a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT), que está em fase de migração para o PSD, onde deve disputar uma vaga na Câmara Federal, é difícil comentar uma pesquisa à qual não teve acesso à metodologia. Ela obteve 6% das intenções de voto no levantamento da Opus.
Leia também: Pesquisa Opus em Uberaba coloca Tony Carlos na frente para a ALMG; PL fala em “crescimento na rua”
“As pesquisas que analisei recentemente, na íntegra, apontam um cenário diferente, com um percentual elevado de eleitores que ainda não sabem em quem votar. Estamos a dez meses do período eleitoral e, considerando que estou temporariamente afastada em razão da licença-maternidade, há tempo e espaço para crescermos bastante ao longo do processo”, ressaltou.
O vereador Tulio Micheli (PSDB), cotado também para concorrer à eleição de deputado estadual, na pesquisa aparece com 10% das preferências.
“Mesmo sem estar em campanha e exercendo exclusivamente meu mandato como vereador, ver o reconhecimento do trabalho é algo que nos motiva a seguir firmes”, destacou. Tulio ressaltou que o resultado reflete um trabalho contínuo pautado na fiscalização do Executivo, na defesa da inclusão, especialmente das pessoas com deficiência e neurodivergentes, além da transparência e do diálogo constante com a população. “Isso não é ponto de chegada. É um sinal de que estamos no caminho certo, fazendo política com coerência, posicionamento e compromisso”, afirmou.
O ex-prefeito Anderson Adauto, que pretende concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, disse que a pesquisa traz o retrato de um momento. “A sociedade de Uberaba está preocupada com a necessidade de representação nas casas legislativas; eu penso que esse levantamento é uma ferramenta importante de avaliação. Estou conversando com muitos assessores e analisando essa conjuntura. Vou procurar dar minha colaboração no sentido de a cidade eleger deputados federais e estaduais. E vejo que a minha pontuação reflete os meus anos de atuação na política local. E, agora, tenho que trabalhar para me tornar conhecido pelos mais jovens e eles conhecerem minha história”, frisou.
Segundo a pesquisa Opus, Anderson Adauto ficou na segunda colocação na preferência do eleitorado, com 19% das intenções de voto.
O vereador Marcos Jammal (PSDB) também trabalha com a possibilidade de disputar a eleição para deputado federal. Porém, não teve seu nome citado na pesquisa, o que, segundo ele, causa muita estranheza, uma vez que em outros levantamentos de consumo interno dos partidos aparece com boa pontuação.
“Penso que essa pesquisa teve a intenção de entregar um buquê de rosas para a prefeita de Uberaba. Não me parece condizente com a realidade momentânea”, analisou.