POLÍTICA

Ouvidoria recebe quinze reclamações contra Líder

Atraso e superlotação foram as principais reclamações verificadas no segundo dia da Líder como concessionária do transporte coletivo. Ao todo, 15 queixas foram registradas

Gisele Barcelos
Publicado em 15/09/2009 às 23:44Atualizado em 20/12/2022 às 10:34
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Atraso e superlotação foram as principais reclamações verificadas no segundo dia da Líder como concessionária do transporte coletivo. Ao todo, 15 queixas foram registradas ontem na ouvidoria do serviço e outras falhas foram detectadas por equipe técnica da Prefeitura, durante trabalho de campo. Em operação desde domingo, os carros da Líder ainda não estão com sistema de monitoramento eletrônico instalado.

Segundo o ouvidor do transporte coletivo, Josimar Rocha, das 15 manifestações feitas por usuários, a maioria queixou-se de atraso no horário do ônibus. As linhas mais problemáticas foram Cássio Resende/Uniube, Uberaba 1, Residencial 2000, Morumbi, Alfredo Freire, Valim de Melo, Abadia, Chica Ferreira e Boa Vista. “É uma falha esperada naquelas linhas com maior trajeto e fluxo de passageiros”, analisa.

Quanto à superlotação, o ouvidor conta que as reclamações chegaram de pessoas deixadas para trás no ponto em frente à Escola Municipal Boa Vista, por causa do ônibus lotado. Outro problema foi denunciado na linha Residencial 2000. No entanto, Josimar pondera que a falha não é somente da Líder e salienta que a situação também era verificada anteriormente, por causa da demanda maior de passageiros nestes trechos.

Já o diretor de Trânsito e Transportes, Claudinei Nunes, explica que nas linhas com registro de superlotação será adotado um sistema expresso, a partir de hoje. Neste caso, o transporte começará do meio dos trechos para frente, como será na rotatória do bairro Manoel Mendes com o bairro de Lourdes para a Avenida Leopoldino de Oliveira.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes, Antônio Coelho de Almeida, uma equipe acompanhou o serviço nas ruas para aferir as condições do tráfego e traçar planos juntamente com a nova concessionária, para melhorar o atendimento aos usuários. Ele afirma que o trabalho será feito enquanto o sistema de monitoramento não está instalado nos 64 carros da Líder. “Tiramos os aparelhos dos ônibus da São Bento no sábado, mas não houve tempo para a troca, porque é necessário fazer toda uma reprogramação”, destaca, argumentando que a bilhetagem eletrônica já está devidamente implantada na frota.

Nas ruas, os usuários também queixaram a falta de espaço reservado a gestantes, idosos e deficientes físicos, na parte frontal do ônibus. A reportagem do Jornal da Manhã tentou ouvir o diretor da Líder, André Barsan, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.           

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