A instalação de parquímetros em Uberaba começará mesmo pelo Mercadão e seu entorno. A afirmação é do secretário de Trânsito e Transportes Especiais, Ricardo Sarmento, esclarecendo que o projeto é piloto. Uma experiência de seis meses, voltada principalmente para a rotatividade na ocupação de vagas em estacionamentos em vias públicas, necessária ao comércio.
Com os parquímetros também desaparece a figura do “flanelinha”, que tantas reclamações tem gerado junto à Guarda Municipal e à Polícia Militar, observa ele. A tarifa a ser praticada ainda é objeto de estudos, mas terá por base o que se cobra hoje na Área Azul, e será fracionada de acordo com o tempo de ocupação, que não poderá exceder a duas horas.
O projeto em fase de estudos não acarretará prejuízos ao Probem, que proporciona educação e ocupação a centenas de adolescentes. Diz o secretário de Trânsito que também isso está sendo levado em consideração.
Na praça do Mercadão e no seu entorno haverá 112 vagas de estacionamento rotativo. As máquinas de controle da ocupação de vagas, a sinalização da área e a fiscalização ocorrem por conta da empresa que operará o sistema em caráter experimental, iniciando-se a implantação em 30 dias.