Enquanto aguarda uma resposta para a reivindicação de mudança da data-base da categoria, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) antecipa os debates para elaboração da pauta de reivindicações de 2010. “Estamos correndo contra o tempo para o caso de termos a mudança da data-base atendida pelo prefeito” – explica Ângelo Guilherme Rocha Borges, tesoureiro do sindicato.
Por outro lado, independentemente da mudança, o SSPMU, segundo o sindicalista, pretende antecipar as negociações. Em 2009, primeiro ano da atual gestão do sindicato, a movimentação teve início em maio, data-base ainda em vigor.
Para 2010, o sindicato pediu ao prefeito Anderson Adauto que a data-base seja fixada em janeiro, acompanhando assim o cronograma definido pelo governo federal para o salário mínimo nacional. De acordo com a lei orçamentária do governo Lula, o salário mínimo nacional deve ser reajustado em 1º de janeiro. “Nossa expectativa é de que, já nos próximos dias, o prefeito tenha uma decisão sobre a data-base”, ressalta Guilherme, se baseando nas informações – ainda extraoficiais – de que AA pretende se reunir com sua equipe econômica para resolver a questão.
O tesoureiro do SSPMU conta que a diretoria do sindicato já está se reunindo para discutir a segunda pauta da atual gestão e revela que a Câmara de Vereadores será convidada a “participar das negociações de uma forma mais direta”.
Os sindicalistas têm dois objetivos com iss fortalecer a pauta e permitir que os vereadores tenham mais tempo e oportunidade para conhecer as reivindicações e, desta forma, se sentirem mais preparados para votar os eventuais projetos do Executivo a respeito do assunto.
Pauta 2009. O presidente José Jorge da Silva e Oliveira lembra que ainda existem pendências da pauta do ano passado e não esconde a expectativa de bons anúncios ainda em 2009.
Ele admite que a volta do sindicato à mesa de negociações com o prefeito, depois de vários anos de afastamento, já foi uma vitória. Mas, observa que, para que esta vitória tenha efeitos concretos, é preciso transformá-la em benefícios diretos aos servidores.
Entre as reivindicações de 2009 ainda pendentes estão um reajuste para o valor do tíquete-alimentação, atualmente em R$ 210/mês, e a implementação de um plano de saúde. Em outubro, a diretoria do sindicato acrescentou uma nova reivindicação – também em estud a concessão de um abono natalino para os servidores.