Relatório do Ministério da Saúde divulgado ontem aponta 10 cidades com risco de surto de dengue. Uberaba não aparece entre os municípios com possibilidade
Relatório do Ministério da Saúde divulgado ontem aponta 10 cidades com risco de surto de dengue. Uberaba não aparece entre os municípios com possibilidade de epidemia, mas está em estado de alerta, conforme o resultado do levantamento. Ao todo, 157 municípios apresentaram dados sobre a presença do mosquito transmissor e 102 registram estado de alerta, com índice de infestação entre 1 e 3,9.
No caso de Uberaba, o levantamento de infestação mostra depósitos domiciliares, como vasos, pratos, plantas, calhas e piscinas, sendo o principal criadouro do mosquito. Estes representam 47,8% dos focos do mosquito. O lixo aparece em seguida, como 35,5% dos criadouros. Já caixas-d’água e poços significam 16,7 dos focos do Aedes aegypti.
A reportagem do Jornal da Manhã solicitou números atualizados sobre os casos confirmados de dengue no município, mas até o fechamento desta edição a Secretaria Municipal de Saúde não apresentou os dados. O último relatório saiu no dia 14 de novembro, registrando estabilidade nas ocorrências desde setembro, com 167 exames positivos.
No relatório do Ministério da Saúde, Minas Gerais tem duas cidades com risco de epidemia de dengue: Governador Valadares e Ipatinga. Outras como Araguari, Montes Claros e Uberlândia estão em situação de alerta. Apenas Coronel Lafaiete e Patos de Minas são consideradas com resultando satisfatório, com índice de infestação de 0,1 e 0,4, respectivamente.
No total, cresceu o número de municípios em estado de alerta e com risco de surto na comparação com os dados do ano passado. Em 2008, cinco municípios estavam com risco de surto e 71 em situação de alerta. O número de municípios com índices satisfatórios caiu de 83 para 42.