(Foto/Divulgação)
Em reunião com a presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Luísa Cardoso Barreto, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), reivindicou a ampliação da área do Distrito Industrial 5. O novo distrito industrial será localizado à margem da Rodovia BR-050, em área de 327 mil metros quadrados, próximo à Cervejaria Petrópolis.
De acordo com a chefe do Executivo, o aumento na área do novo distrito é necessário, uma vez que há demanda muito grande de empresas, por áreas para instalação ou ampliação de unidades no município.
“Temos muita procura e precisamos oferecer área para essas empresas que querem se instalar em Uberaba. E houve compromisso da presidente para atender à nossa reivindicação. Ela entendeu a importância de Uberaba para o desenvolvimento de Minas Gerais”, disse Elisa.
Ainda na Codemge, Elisa discutiu iniciativas voltadas à infraestrutura e ao fortalecimento do desenvolvimento regional. Conforme a chefe do Executivo, a reunião reforçou o alinhamento entre o município e o Estado em projetos de médio e longo prazo.
Também na companhia, foi confirmada a adesão de Uberaba ao programa “Cidades Parceiras”, lançado durante o Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A iniciativa oferece suporte técnico, capacitação e orientação para que os municípios possam ampliar e profissionalizar suas concessões públicas.
“Dentro desse programa de concessões, por exemplo, já estamos encaminhando a ação que envolve o Parque das Acácias, o Piscinão e o estádio [Engenheiro João Guido] Uberabão. A Codemge vai nos emprestar toda a análise técnica para nos dar robustez, transparência e segurança nesses contratos, para ampliação do nosso programa de concessões”, frisou.
No entendimento da prefeita, o programa ajudará a desonerar o Tesouro Municipal, com os custos de alguns equipamentos públicos, e a melhorar as ações de manutenção. “E poderemos avançar em outras áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública, pois sobrará mais dinheiro”, comentou.
Convênio. Durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, da Associação Mineira de Municípios (AMM), por meio do programa AMM+MICROS, foi firmado convênio, no valor de R$30 mil. A iniciativa garante o repasse para a aquisição de equipamentos e mobiliário destinado à implantação de uma sala de treinamentos e capacitações voltada aos servidores públicos dos municípios associados à Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande (Amvale).