Inicialmente prevista para 15 de novembro, a solenidade de entrega de 30 kits de irrigação a pequenos produtores do município foi reagendada para dia 6 de dezembro, sábado, às 8h, na Ceasa de Uberaba, durante a Feira do Produtor. O repasse, simbólico, será feito pela prefeita Elisa Araújo.
Os equipamentos fazem parte do Programa Irriga Minas da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). São 15 kits de irrigação com mangueiras que alcançam até 1.000 m² e outros 15, com mangueiras para 500 m², além de 30 caixas d’água com capacidade para 1.000 litros.
De acordo com a Secretaria do Agronegócio (Sagri), os 30 agricultores beneficiados, nesta primeira etapa, são das seguintes localidades: São Basílio, Santa Fé, Santa Rosa, assentamentos Dandara e Tereza do Cedro, Baixa, Parque do Café, Mariitas e cercanias dos bairros Fabrício e Copacabana.
Os kits não têm custo para os produtores, cabendo aos contemplados apenas a instalação em suas hortas. Segundo o secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron, os equipamentos são fundamentais para os pequenos produtores, pois agregam modernidade e tecnologia à produção.
“Com isto, ganham agilidade no manejo e a mão de obra reduz”, pontuou o titular da Sagri, citando que, outra vantagem importante dos kits é a irrigação por gotejamento. Sendo assim, completou, o desenvolvimento das lavouras será melhor, culminando com aumento e qualidade da produção.
Os recursos para aquisição dos equipamentos são provenientes da Seapa, por meio da Ação Orçamentária 4398, Irriga Minas – Agricultura Irrigada Sustentável, no valor de R$35.619,00. “O Governo Municipal fez gestão junto ao Estado e a proposição foi aprovada”, destacou. Além da Sagri, fazem parte do projeto a Emater e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).