Carlos Farah recebe a comitiva de técnicos da SES
Comitiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) estará em Uberaba novamente na terça-feira (13) para discussão final sobre o projeto técnico do Hospital Regional. A fase de estudos foi iniciada no mês passado, dando prazo de 15 dias para conclusão do levantamento referente à estrutura da Saúde na região.
De acordo com o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), Carlos Farah, o relatório com número de leitos existentes em Uberaba e nos 27 municípios da macrorregional já foi enviado para análise dos técnicos da secretaria. O médico explica que foi necessária uma recontagem porque alguns estabelecimentos já não estavam mais conveniados aos SUS, o que causou a incompatibilidade de dados inicialmente.
Conforme o levantamento encaminhado à SES/MG, a macrorregião tem 1.454 leitos disponíveis, sendo 1.048 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uberaba detém a metade das vagas oferecidas aos pacientes da rede pública.
O estudo final sobre a necessidade real do hospital está sendo concluído esta semana e a expectativa é ter um posicionamento definitivo sobre o projeto. Sem adiantar detalhes, o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, não acredita em modificação no projeto original apresentado pela Prefeitura.
A proposta inicial previa 123 leitos de internação, 40 de UTI, 20 de urgência/emergência e seis de imagem e diagnóstico. O cronograma da SES/MG estabelece prazo de 60 dias, contados desde o dia 1º setembro, para a elaboração do termo para o serviço de referência.