(Foto/Divulgação)
Tramita na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) o Projeto de Lei (PL) 878/2025, que institui a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa. De autoria dos vereadores Luciene Fachinelli (União) e Almir Silva (Republicanos), a matéria ainda não tem data para ir a plenário.
O texto do projeto aponta que os objetivos da Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa é facilitar o acesso a medicamentos hormonais e não hormonais de forma gratuita pelo Poder Executivo Municipal nas unidades de saúde pública de Uberaba e nas conveniadas ao Sistema Único de Saúde – SUS; assegurar a realização de exames diagnósticos; garantir o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às mulheres, desde o diagnóstico, e disponibilizar o tratamento contínuo e individualizado.
O climatério e a menopausa representam fases naturais do ciclo biológico feminino, mas que trazem consigo alterações físicas, hormonais e emocionais que impactam diretamente a saúde e a qualidade de vida das mulheres. Apesar de sua relevância, esses períodos ainda são cercados por desinformação, preconceitos e ausência de políticas públicas que garantam acolhimento, diagnóstico e acompanhamento adequados.
“Em Uberaba, assim como em todo o Brasil, observa-se um aumento da expectativa de vida da população feminina, o que reforça a necessidade de que o Poder Público se atente a essa parcela significativa da sociedade. Muitas mulheres chegam ao climatério e à menopausa sem informações básicas sobre sintomas, prevenção de agravos e possibilidades de tratamento. Essa falta de assistência gera não apenas sofrimento individual, mas também um impacto coletivo, refletindo na sobrecarga dos serviços de saúde e na diminuição da produtividade social e laboral”, destacou Luciene Fachinelli.
A vereadora reforçou que a Política Municipal de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa busca, portanto, estruturar um conjunto de diretrizes e ações voltadas à promoção de saúde, prevenção de doenças e ao atendimento humanizado, assegurando às mulheres de Uberaba informação de qualidade, acesso a exames, medicamentos, apoio psicológico e acompanhamento multidisciplinar.