PT/Minas se reúne hoje com grupo responsável por formatar equipe de transição do governo Dilma Rousseff (PT). O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT) acompanha a comitiva mineira em Brasília, porém quem encabeçará a negociação será o líder da bancada, deputado Padre João (PT).
Por telefone, a secretária de Finanças do partido, Gleide Andrade, explica que as lideranças de Minas já se reuniram no feriado para acertar a pauta de reivindicações. Com presença confirmada no encontro de hoje, ela explica que a proposta é emplacar quatro nomes no primeiro escalão do governo, desde ministérios a presidência de estatais. As indicações são para o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; o ex-ministro de Desenvolvimento Social Patrus Ananias; o deputado federal Virgílio Guimarães, e o secretário geral da Presidência, Luiz Dulci.
Além disso, os mineiros querem representantes no comando da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES, Gasmig, Correios, Conab, Furnas Centrais Elétricas e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Questionada se Adelmo está cotado para assumir cargos de diretoria nesses órgãos, a secretária afirma que nomes não foram discutidos no momento e acredita que o parlamentar tem intenção de cumprir o mandato até o fim. “O parlamentar é uma pessoa de peso e suas indicações serão fortes para estes cargos”, acrescenta.
Negando qualquer interesse em posto no governo Dilma, Adelmo declara que sua missão é ficar na Assembleia Legislativa para fortalecer ações federais no Estado. O parlamentar também foge de especificar suas indicações para formatação da equipe. Sobre a possibilidade de Marilda Ribeiro Resende (PT), o parlamentar analisa que a ex-vereadora tem dotes e seria prazer apresentar o nome da uberabense, mas tudo depende das áreas disponíveis para a legenda.
De consenso, a secretária de Finanças e o deputado defendem somente a manutenção do uberabense Danilo Siqueira no Banco do Brasil ou mesmo sua ascensão dentro do órgão.