(Foto: Divulgação)
Por questionamentos ao edital, processo licitatório para compra de ambulâncias destinadas ao Samu Regional teve cronograma postergado. A sessão para disputa de lances, que seria realizada nessa quinta-feira (14), foi suspensa e remarcada para o fim deste mês.
De acordo com a secretária executiva da Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), Vanessa Faria, questionamentos foram feitos por empresas interessadas no certame e alguns pontos foram acatados pela comissão de licitação. Com isso, o edital referente às ambulâncias passou por adequações e será republicado.
Quanto à nova data, a secretária ressaltou que o cronograma foi revisado e os prazos levaram em conta o feriado de Natal. Por isso, a disputa de lances foi agendada para o dia 29 de dezembro.
Ao todo, serão adquiridas 24 viaturas ambulâncias para compor a frota do Samu Regional, que atenderá Uberaba e demais municípios do Triângulo Sul.
A licitação para a compra dos veículos está sendo coordenada pelo Cistrisul (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul), que recebeu verba em agosto para dar andamento aos preparativos necessários à implantação do Samu Regional.
Das 24 ambulâncias, cinco viaturas novas serão destinadas para a base do Samu Regional, que funcionará em Uberaba e atenderá também a microrregião. Desta forma, haverá uma renovação geral da frota no município. A base local contará com duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e continuará com três Unidades de Suporte Básico (USB).
Além dos veículos, o consórcio já publicou o aviso do processo licitatório para a aquisição de material de papelaria para atender a central a ser instalada em Uberaba e as bases descentralizadas, que funcionarão em 17 municípios da região. Também foram lançados certames destinados à compra de materiais de escritório e mobiliário para o Samu Regional.
Quanto à contratação de profissionais de Saúde para atuarem em toda a região, a expectativa é que os processos seletivos sejam abertos no início de 2024, para montar a equipe do Samu Triângulo Sul.
Para não atrasar o início das atividades do Samu Triângulo Sul, um acordo já está firmado com o Estado, para que a sede operacional seja instalada, provisoriamente, na sede do Samu Uberaba, até que o novo prédio seja construído, em terreno ao lado da UPA do Mirante. A licitação da obra ainda não foi lançada.