DER informou que a retirada do asfalto velho foi concluída e que já iniciou a aplicação da nova camada de revestimento da pista (Foto/Divulgação)
Retomada no mês passado, obra de recuperação da avenida Filomena Cartafina deverá ser concluída sem necessidade de prorrogação de prazo. A informação é do diretor-geral do DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), Rodrigo Tavares, que falou sobre o avanço do serviço em gravação disponibilizada pela assessoria de imprensa do Estado.
Veja esse especial: LMG-798, MG-427, BR-262 e AMG-2595: a situação crítica das rodovias em Uberaba
A obra na avenida Filomena Cartafina começou em setembro do ano e o contrato estabelecia 12 meses para a conclusão do serviço. Segundo o diretor-geral do DER, até o momento, o cronograma está dentro do programado e o prazo deverá ser cumprido. “Tem previsão de ser concluída [a recuperação da pista] em setembro de 2023”, declarou.
De acordo com Tavares, toda a parte de fresagem da pista já foi concluída, sendo removido o asfalto antigo danificado para a aplicação da nova camada de revestimento da pista. “Estamos bem avançados na parte da aplicação da primeira camada de pavimento e já iniciamos a segunda camada nos trechos iniciais”, disse.
As equipes iniciaram a aplicação da segunda camada de material asfáltico na rodovia nesta semana. O DER-MG informou que, além das etapas previstas em projeto, está sendo estudada a aplicação de tratamento superficial duplo para reforçar a proteção do novo pavimento.
Concluída esta parte, todo o trecho ganhará nova sinalização horizontal e vertical. Serão implantadas tachas refletivas no eixo e bordos, bem como colocadas novas placas. Também deverá ser feito o restabelecimento dos dispositivos de drenagem antes da entrega da obra.
O investimento para recuperação dos 28 quilômetros da Filomena Cartafina no trecho entre Uberaba e o Distrito Industrial 3 é de R$20.102.992,24. A obra está sendo executada pelo consórcio Ethos/HWN, formado por duas empresas de Belo Horizonte.