(Foto/Lauren Bischop)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, promoveu o Seminário Macrorregional de Arboviroses, que ocorre em todo o Estado, nas 16 macrorregiões de saúde.
Uberaba recebeu equipes técnicas dos 27 municípios da Macrorregião de Saúde do Triângulo Sul para preparar os profissionais para ações de vigilância, assistência à saúde, mobilização social e controle vetorial, voltadas para o novo período sazonal das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (2025-2026).
No encontro, foi abordado o cenário epidemiológico estadual e macrorregional, planos de contingência municipais e vigilância epidemiológica, fluxo de medicamentos para arboviroses, critérios de utilização do UBV (ultra baixo volume/fumacê) para os municípios, organização da rede de assistência à saúde, além de comunicação e mobilização social, foram temas abordados no primeiro dia.
O seminário também foi voltado para médicos e enfermeiros dos municípios. O foco foi na classificação, diagnóstico e tratamento ao paciente acometido por doenças relacionadas ao Aedes.
Dia D. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com as regionais de saúde e municípios, promove o Dia D de mobilização do movimento “Minas Unida contra o Aedes”, no qual haverá mutirões de limpeza e mobilizações diversas em todo o Estado, neste sábado (29).
Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, 26 municípios aderiram ao Dia D do movimento.
Em Uberaba, a programação ocorre a partir das 9h, no conjunto Morada do Sol.