Com inscrições encerradas na sexta-feira (9), o concurso do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipserv) já tem 167 candidatos com participação efetivada. Conforme relatório preliminar encaminhado pela Fundep, na quinta-feira, 759 pré-inscrições ainda aguardavam confirmação por meio do pagamento da taxa.
O presidente da comissão de concurso, Romes Belchior Júnior, explica que o relatório final sobre os candidatos inscritos só estará disponível após o feriado prolongado, pois a organizadora ainda precisa contabilizar os pagamentos feitos no último dia. Questionado sobre a possibilidade de prorrogar o período de inscrições, Romes afirma que isso está fora de cogitação.
De acordo com o presidente da comissão, a data de aplicação da prova está marcada para o dia 29 de novembro. O local ainda não está definido e a escolha ainda vai depender do número de candidatos inscritos.
Já o concurso da Prefeitura continua à espera de reanalise no Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG). O edital tomou bomba duas vezes e o certame permanece suspenso por tempo indeterminado. Cerca de 9,5 mil pessoas aguardam a liberação do concurso.
Posicionamento. “O Ipserv só terá vida garantida com a chegada de novos concursados”. Essa é a opinião do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) José Jorge da Silva e Oliveira, defendendo a realização de concurso público. Justificando sua opinião, o dirigente sindical lembra que são os efetivos que contribuem com a previdência municipal e garantem sua viabilidade econômica.