No vídeo, o vereador Tulio Micheli mostra números de votos dados a candidatos a deputados de outras localidades em 2022. (Foto/Reprodução)
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador Tulio Micheli (PSDB) fez apelo direto à população de Uberaba para que, nas eleições de 2026, os eleitores priorizem candidatos da cidade. Outro parlamentar, Caio Godoi (PP) lançou o movimento “Uberaba Já”, que alerta para a necessidade de Uberaba resgatar protagonismo político.
Em sua publicação, o vereador tucano chamou atenção para a expressiva quantidade de votos destinados, nas últimas eleições, a políticos que não tem domicílio eleitoral no município. Segundo o parlamentar, isso enfraquece a representatividade local nos parlamentos estadual e federal.
Tulio disse que os dados que evidenciam o desequilíbrio, com milhares de votos uberabenses destinados a candidatos sem vínculo com a cidade, enquanto representantes locais, que vivem a realidade da população e conhecem de perto os desafios do município, tiveram menos apoio nas urnas.
"Sabe como resolvemos tudo isso que mostrei para vocês? Com consciência", destacou o vereador.
Sobre o Uberaba Já, na primeira etapa da campanha apartidária lançada na semana passada nas redes sociais, participaram várias personalidades, como o advogado Guido Bilharinho, o médico Constantino Calapodopulos, o engenheiro Cláudio Antônio Oliveira e o empresário Angelo Crema.
Segundo os organizadores, a campanha terá novos desdobramentos até 2026, visando conscientizar não apenas os eleitores a votar em candidatos da nossa terra, como também os dirigentes partidários e os pretendentes a candidatos a deputado a terem responsabilidade com a cidade.
Na eleição de 2022, nenhum candidato com domicílio eleitoral em Uberaba garantiu eleição, seja para a Câmara Federal, ou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).