POLÍTICA

Vereador pede abertura de CEI para apurar exibição de armas em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 13/10/2022 às 21:31Atualizado em 16/12/2022 às 01:10
Compartilhar

Vereador China foi um dos primeiros a se posicionar sobre o evento de Dia das Crianças em Uberaba (Foto/Arquivo JM)

Abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar exibição de armas em evento infantil está sendo solicitada na Câmara Municipal. O pedido, de autoria do vereador Paulo César Soares China (PMN), foi protocolado ontem no Legislativo e deve ser lido na próxima semana em plenário, mas a instauração do procedimento depende da coleta de assinaturas dos demais vereadores.

No ofício, o autor do pedido questionou o fato de menores terem sido flagrados manuseando armas de fogo e bombas durante a programação do Dia da Criança, promovida pela Prefeitura.

O parlamentar requer a abertura da CEI para apurar se houve apologia ao uso de armas e infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente no evento.

O vereador contestou integrantes do primeiro escalão da Prefeitura terem utilizado o evento para manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição. Um vídeo inclusive circulou nas redes sociais onde o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, e o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facury, mostram material de campanha que estaria sendo distribuído no local.

No documento, China argumenta que a situação seria irregular por consistir em abuso do poder econômico, pois alega que a máquina pública teria sido utilizada na programação para buscar votos visando à reeleição do presidente.

China já havia dado início ontem à movimentação para tentar conseguir o número mínimo de assinaturas necessário para a instauração da CEI. Porém, até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã, nenhum vereador havia aderido ao pedido para apuração do caso. Pelo regimento interno, é preciso ter 7 assinaturas para a abertura do procedimento de investigação.

Em paralelo, China também informou que pretende encaminhar denúncia ao Ministério Público contra a Prefeitura de Uberaba, Polícia Militar e Polícia Penal. O parlamentar afirma estar revoltado com a exibição de armamento pesado das polícias no evento do Dia da Criança.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por