Vereador China foi um dos primeiros a se posicionar sobre o evento de Dia das Crianças em Uberaba (Foto/Arquivo JM)
Abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar exibição de armas em evento infantil está sendo solicitada na Câmara Municipal. O pedido, de autoria do vereador Paulo César Soares China (PMN), foi protocolado ontem no Legislativo e deve ser lido na próxima semana em plenário, mas a instauração do procedimento depende da coleta de assinaturas dos demais vereadores.
No ofício, o autor do pedido questionou o fato de menores terem sido flagrados manuseando armas de fogo e bombas durante a programação do Dia da Criança, promovida pela Prefeitura.
O parlamentar requer a abertura da CEI para apurar se houve apologia ao uso de armas e infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente no evento.
O vereador contestou integrantes do primeiro escalão da Prefeitura terem utilizado o evento para manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição. Um vídeo inclusive circulou nas redes sociais onde o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, e o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facury, mostram material de campanha que estaria sendo distribuído no local.
No documento, China argumenta que a situação seria irregular por consistir em abuso do poder econômico, pois alega que a máquina pública teria sido utilizada na programação para buscar votos visando à reeleição do presidente.
China já havia dado início ontem à movimentação para tentar conseguir o número mínimo de assinaturas necessário para a instauração da CEI. Porém, até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã, nenhum vereador havia aderido ao pedido para apuração do caso. Pelo regimento interno, é preciso ter 7 assinaturas para a abertura do procedimento de investigação.
Em paralelo, China também informou que pretende encaminhar denúncia ao Ministério Público contra a Prefeitura de Uberaba, Polícia Militar e Polícia Penal. O parlamentar afirma estar revoltado com a exibição de armamento pesado das polícias no evento do Dia da Criança.