O projeto visa suprir a demanda da passagem inferior do viaduto próximo ao antigo clube Cascata (Foto/Divulgação)
Uberaba pode ganhar um túnel para desafogar o trânsito na região sul da cidade. O projeto foi apesentado ao Executivo pelo vereador Samuel Pereira (PMB) e tem como objetivo suprir a demanda da passagem inferior do viaduto próximo ao antigo clube Cascata, que ainda não foi finalizado.
Ao programa Pingo do J, o legislador explicou que o túnel passaria pela BR-050, saindo na avenida Adail Gomes Ferreira, para desafogar o trevo que leva ao Jardim Maracanã. “Você vai até a avenida Marcos Cherém. Tem um motel ali, vira à direita ali. Ali é a avenida Adail Gomes Ferreira. Ela sai lá no Maracanã. Então, qual que é a nossa sugestão? É fazer um túnel para poder entrar no Maracanã. Nós queremos fazer um paliativo para amenizar a situação do trânsito lá em cima, onde é um desastre”, explicou.
Pereira afirma que há aprovação por parte do Executivo para o projeto, que chegou a ser apresentado no Ministério das Cidades. O projeto deve ser apresentado ao senador Carlos Viana durante viagem a Brasília na próxima semana, em busca de apoio para este e outros projetos de Uberaba.
“Já tivemos resposta do DNIT, que pediu para que entrasse em conversa com a ANTT e, junto com a Ecovias, porque é uma rodovia concedida. Então, já tenho o ok da prefeita e a gente vai dar novamente andamento nesse assunto”, afirmou.
Ainda segundo o vereador, a medida não impede ou interfere na conclusão da obra. O imbróglio da finalização da passagem inferior na BR-050 transcorre desde 2016. O projeto teve início com investimentos do governo federal. A passagem permitirá o acesso aos bairros Jardim Maracanã, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro e São Cristóvão.
A demanda é uma das promessas da concessionária Eco050, que assumiu, em julho de 2024, o trecho de 800 quilômetros que antes pertencia ao DNIT. Segundo o diretor-superintendente da concessionária, Matheus Fernandes, “obras de ampliação da capacidade, como a conclusão da passagem inferior que liga os bairros São Cristóvão e Jardim Maracanã, só poderão ser realizadas após a conclusão dos projetos e a aprovação por parte do poder concedente, o que leva um prazo maior”.