A partir de agora Uberaba terá uma Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher. Projeto de autoria do Executivo foi aprovado ontem pelos vereadores, em sessão ordinária.
A votação da proposta foi acompanha pela ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende (PT), indicada pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), para coordenar o setor. A criação da Coordenadoria está inserida no projeto que modifica a Lei Delegada n° 5, que dispõe sobre a estrutura organizacional dos órgãos da administração direta. Além desta Coordenadoria, é criada ainda a Coordenadoria de Assuntos Legislativos. Os dois setores estão subordinados à Secretaria Municipal de Governo, como explica a lei. Segundo a proposta, o objetivo é promover reformulação nas secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Desenvolvimento Social, de Educação e Cultura, de Governo, de Gabinete do prefeito, Infra-Estrutura, Meio Ambiente, Planejamento, Trânsito e Transportes.
Com a modificação na lei, alguns cargos estão sendo excluídos nestas secretarias, como por exemplo, o setor jurídico da Secretaria de Meio Ambiente. O secretário de Administração, Rômulo Figueiredo, também presente na sessão, explicou que as mudanças causarão um impacto de pouco mais de R$ 5 mil nas finanças do município, em termos de economia.
Educadores e representantes da Associação das Mulheres Rurais de Uberaba e Região (Amur), acompanharam a votação do projeto. Marilda afirmou que vai aguardar a sansão do prefeito e assim que assumir a Coordenadoria vai procurar as organizações de mulheres, no sentido de trabalhar pela implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres.