POLÍTICA

Vereadores aprovam mais cargos na FCU

Criado pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), o cargo de diretor de Relações Institucionais para Fundação Cultural de Uberaba foi aprovado ontem pelos vereadores

Mára Santos
Publicado em 09/10/2009 às 22:41Atualizado em 20/12/2022 às 10:11
Compartilhar

Criado pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), o cargo de diretor de Relações Institucionais para Fundação Cultural de Uberaba foi aprovado ontem pelos vereadores e o titular deverá receber salário de R$ 4.970.

O projeto alterando a Lei Delegada nº 7, que dispõe sobre a estrutura organizacional da FCU, motivou extensa discussão no plenário da Câmara, já que propunha, entre as modificações, seis novos cargos, entre eles o de vice-presidente.

O vereador Marcelo Machado Borges (PMDB) tentou inserir na proposta emenda supressiva para evitar a criação do posto, mas foi considerada inconstitucional pelo jurídico da Casa. De acordo com informações técnicas, apenas o Executivo pode criar ou extinguir cargos de um projeto. A explicação foi acatada a contragosto por Borjão, que afirmou votar contra a proposta. Ele salientou que não via necessidade na criação de um cargo que traria gastos ao Poder Público.

Depois de muita discussão, emenda modificativa foi inserida na proposta. De autoria do vereador Carlos Alberto de Godoy, definindo que os cargos de assessor jurídico e assessor de Comunicação devem ser ocupados por profissionais graduados em Direito, devidamente inscrito na OAB, e Jornalismo/Comunicação Social, respectivamente. Redação final, de autoria dos vereadores João Gilberto Ripposati (PSDB) e Godoy, também foi aprovada pela Casa determinando que o cargo de assessor de Controle Interno só pode ser ocupado por profissionais graduados em Administração de Empresas, Direito, Ciências Contábeis ou Economia.

Além da criação de cargos, o projeto prevê também a extinção de outros sete cargos. O presidente Rodrigo Mateus acompanhou a votação e, ao defender o projeto, garantiu aos vereadores que as alterações causarão impacto de R$ 1.600 por mês, considerado por ele não significativo.

Nos bastidores da Câmara, cogitava-se a possibilidade de o cargo de diretor de Relações Institucionais ser ocupado por Wellington Félix (Zuzu), já diretor da FCU. Comenta-se que esta seria uma compensação da administração municipal ao PCdoB, partido presidido em Uberaba pelo possível indicado para o cargo. A informação não foi confirmada pelo presidente da Fundação. Rodrigo Mateus disse apenas que a nomeação é de responsabilidade do prefeito Anderson Adauto.

Projeto foi aprovado com o voto de 11 vereadores. Apenas Borjão e Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) votaram contrários.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por