POLÍTICA

Zema diz que é contra transporte gratuito no dia da eleição

O Tempo
Publicado em 25/10/2022 às 21:08Atualizado em 16/12/2022 às 00:16
Compartilhar

O governador Romeu Zema (Novo) disse ser contra ao transporte gratuito para a população no dia da eleição, cujo segundo turno será no próximo domingo (30).

Na última semana, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da decisão que autorizava prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, de forma gratuita, serviço de transporte público no segundo turno da eleição. A medida atendeu a um pedido feito pelo partido Rede Sustentabilidade, que considerou o transporte uma garantia constitucional do direito de voto.

Zema declarou que qualquer ação que fuja à normalidade poderia ser suspeita por parte das prefeituras. “Já expressei a minha opinião. É uma decisão municipal, mas a nossa orientação é essa: que se trabalhe na véspera e no dia da eleição como se trabalha o resto do ano. Se alguém está trabalhando diferente, gera suspeita”, afirmou o governador em entrevista à “Folha”.

Zema também negou qualquer tipo de pressão a prefeitos para que os gestores municipais não ofereçam o benefício.

"Votar é direito de todos. E é dever do Estado promover esforços para que esse direito seja garantido. Segundo decisão do STF na ADPF 1013, a PBH vai disponibilizar serviço municipal de transporte público coletivo de ônibus de maneira gratuita no domingo (30). Bom voto a todos!", escreveu Fuad Noman no Twitter.

Em Contagem, na região metropolitana, a prefeitura da cidade informou que as linhas municipais irão aderir à tarifa zero. Já a frota seguirá o quadro de horário de domingo. Em Nova Lima, também haverá gratuidade dos ônibus, mas segundo a prefeitura da cidade, os ônibus terão reforço no quadro de horário e irão operar com o quadro de dias úteis.

Em acordo com o Ministério Público, as cidades de Nova União, Caeté e Taquaraçu de Minas, na região Central, também vão oferecer transporte gratuito.

Alexandre Silveira critica governador

O senador mineiro Alexandre Silveira (PSD) criticou a fala de Zema e afirmou que o poder público deve ajudar os eleitores a votar.

“A notícia que eu tenho é que o governador está pedindo aos prefeitos para não ajudar os eleitores a votar. Além de ser uma ação totalmente antidemocrática, isso é um crime. O eleitor de baixa renda, do distrito, da zona rural, precisa da ajuda do poder público para exercer a sua cidadania”, afirmou o senador.

Zema nega qualquer tipo de pressão sobre prefeitos.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por