ARTICULISTAS

Porta voz ibérico

O cirquinho da F-1 vive um pequeno recesso; sempre que isso acontece, alguns membros da imprensa especializada...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 11:47
Compartilhar

O cirquinho da F-1 vive um pequeno recesso; sempre que isso acontece, alguns membros da imprensa especializada costumam plantar notícias. A mais espetaculosa veio da imprensa espanhola. Por outro lado, alguns dos principais integrantes da F-1 aproveitam para gozar alguns dias de férias com suas famílias. No Brasil, foi Felipe Massa o piloto que mais se sentiu à vontade. Já na terça-feira da semana passada, ele estava presente no programa Linha de Chegada, de Reginaldo Leme. E como não poderia deixar de ser, foi interrogado sobre a notícia de que Fernando Alonso estaria na Ferrari em 2010. Massa foi irônico no começo da resposta, dizendo que a fonte da notícia não era das mais confiáveis, quando o assunto envolve Fernando Alonso. Depois, mais sério, respondeu que essa história não tinha muita lógica, já que os pilotos da Ferrari atualmente têm contratos até o final de 2010. E foi logo mudando de assunto.   Na verdade, os contratos na F-1 normalmente podem ser quebrados, se for de interesse de uma das partes, e o lado que quebra um contrato, só o faz depois de estar totalmente lastreado financeiramente. Um rompimento desses custaria muito aos cofres de quem o fizer. No entanto, esse jornalzinho hispânico vive arrumando situações e patrocinadores para bancar Alonso na equipe italiana, depois que ele saiu meio que sem querer da McLaren. Portanto, já tem um bom tempo que esse noticiário vem batendo nessa tecla.   Se aquele ditado “Água mole em pedra dura...” se aplicar a essa mania do AS de colocar o asturiano na Ferrari, e desta vez não for mais uma das tantas mentiras espalhadas, e Alonso e Ferrari realmente já estiverem comprometidos para ano que vem, quem será o piloto a ser dispensado? Na verdade não acredito nesta hipótese. Mas se fosse o caso, por uma questão econômica, certamente a multa rescisória para dispensar Massa é menor que a de Kimi, que já foi campeão e recebe o maior salário da F-1 no momento. Por outro lado, Massa custa muito menos por ano para os italianos. É complicado ou não é? Se a escolha for por desempenho, nosso piloto está em melhor posição no momento e também é quem mais sabe se relacionar com a equipe. Imagine o espanhol dentro da equipe italiana. Ele está acostumado a ser o centro das atenções e quer que tudo gire a seu redor, assim como o queixudo do Schumacher até 2006. Mas a equipe desaprendeu a viver só por conta de um piloto. Tanto que Felipe Massa e seu engenheiro, que não é o principal da equipe, conseguem mais resultados que a turma que era do alemão. Serão dias difíceis no box italiano, pois a chiadeira espanhola vai ser grande. E se a equipe já está meio desestabilizada, com a chegada de Alonso o clima tende a piorar. Qualquer um dos dois que sobrar na escuderia, Massa ou Kimi, certamente não irá facilitar a vida do novato; a convivência e a experiência dentro da equipe contarão muito nesta hora. Por outro lado, quem ficar não vai ter uma vida fácil, pois o espanhol é um piloto rápido e experiente no quesito companheiro de equipe. Normalmente, ele só se juntaria a um novo time, se realmente tivesse a condição de primeiro piloto. Mas a situação atual não oferece esse luxo a Alonso, que precisa a todo custo subir para uma das grandes no circo. Como na McLaren ele é “persona non grata”, sobra somente os italianos. Já que as grandes vedetes desta temporada, Brawn e Red Bull, não estão na sua mira.   Por falar nelas, as duas vêm com novidades para o GP alemão nesse final de semana. Seus carros ganham uma nova atualização aerodinâmica e outras melhorias não reveladas. Vettel vai correr no quintal de casa e quer presentear os velhos amigos e vizinhos com uma vitória. Button quer se redimir do fiasco de sua corrida na pátria mãe. E Rubinho, continua com aquele discurso, desta vez eu chego lá. Já Felipe Massa está mais realista e declara que um podium só seria possível com a ajuda, quebra ou acidente, de um dos carros de RBR ou Brawn. E também declarou que brigar por vitórias só no ano que vem, com um carro novo. O Nelsinho tem a esperança de chegar entre os dez primeiros, mas se continuar com aquela mania de se classificar mal, sua missão se torna quase impossível.   O final de semana passado da velocidade nos brindou com duas boas zebras. A primeira foi a vitória de Juntin Wilson, na F Inddy, piloto da nanica Dale Coyne Racing. Sua vitória foi no braço e não dependeu de tática ou abandono de outros concorrentes. E mais inesperada ainda foi a vitória do Daniel Pedroza, na Moto GP, que largou da quarta posição e assumiu a ponta de cara e não a deixou até a bandeirada final. Pedroza não vencia há um ano e sua vaga na Honda já é uma dúvida para o ano que vem. De qualquer maneira venceu na pista e no braço. Parabéns aos dois. Já Tony Stewart na Nascar venceu jogando Kyle Busch no muro e provocando um grande, um senhor acidente na última curva. Vaias pra ele!             Programação do GP da Alemanha   10/07 às 05:00   1º treino livre no Sportv 10/07 às 09:00   2º treino livre no Sportv 11/07 às 06:00   treino livre no Sportv 11/07 às 09:00   classificação na rede Globo 12/07 às 09:00   corrida na rede Globo   Felicidades a todos!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por