Ulisses Lamas, superintendente de Trânsito da Sedest - Uberaba
Outra intervenção que a Sedest está propondo é na rua Prudente de Morais – bairro Abadia. Para isso, Ulisses Lamas se reuniu na semana passada com lojistas daquela região para propor melhoramentos onde estudos dos técnicos da Prefeitura julgam pertinentes para a melhor circulação no trânsito e fluidez dos carros naquela rua. Segundo Ulisses, foram levadas aos comerciantes de lá duas possibilidades de mudanças.
BINÁRIOS - A primeira das mudanças é para que sejam implementados binários nas vias perpendiculares que cruzam a avenida Prudente de Morais. Ulisses explica que somente com a chegada destes binários o trânsito irá melhorar muito porque atualmente estas ruas são muito estreitas, têm mão dupla e possibilitam o estacionamento dos dois lados da pista. “Com a mão única nestas perpendiculares podemos manter o estacionamento nos dois lados da via, o trânsito desafoga e os carros ganham mais agilidade”, explica.
MÃO ÚNICA - A segunda possibilidade, segundo o entrevistado, é mais ousada. Propõe-se que a avenida Prudente de Morais seja transformada em mão única com o sistema binário descrito acima em funcionamento e o sentido dela seria centro-bairro, começando o tráfego na Praça D’Abadia. “Para isso propomos também mão única na rua Castro Alves que faria o movimento inverso da Prudente de Morais formando um sistema binário entre as vias”, salienta ele. Ulisses Lamas explica que o futuro do trânsito de maneira geral é o sistema binário porque não existe possibilidade de alargamento das vias e, a cada dia, mais e mais carros ganham as ruas de Uberaba. “Com isso não diminuiríamos de maneira alguma a movimentação de carros na Prudente de Morais e criaríamos outra rua comercial que seria a Castro Alves”, concluiu.