RECALL
A Audi (foto abaixo) realiza um recall envolvendo o A3 sedan. Os exemplares equipados com motor 2.0 ano-modelo 2016 devem voltar às concessionárias para reparar uma falha identificada na barra de direção. A marca informa que no chamado será realizada substituição das porcas de fixação dos terminais da barra de direção dos lados direito e esquerdo dos veículos. O serviço já está sendo feito na rede de concessionárias e dura em média
FISCALIZAÇÃO
Proprietários de veículos com placas final 1, 2, 3, 4 e 5 deverão apresentar o certificado de licenciamento (CRLV) de 2016 a partir do fim do mês de maio, em caso de fiscalização. Para placas com final 6, 7, 8, 9 e 0, o prazo é até o fim de junho. Não portar o documento atualizado é considerado infração gravíssima, de acordo com o Código Nacional de Trânsito. A multa é de R$ 191,54. O motorista ainda tem sete pontos registrados na carteira, responde a medida administrativa e tem o veículo removido.
RELÍQUIA
Leiloado o Aston Martin DBS 1968 (foto acima), resgatado após ficar 30 anos abandonado em um celeiro, na Grã-Bretanha. O cupê de alto luxo, com direção à moda inglesa, foi comprado pelo seu primeiro dono no dia 5 de novembro de 1968. Na cor bronze mink, o grã-turismo aposta no clássico revestimento interno de couro Connolly vermelho. Entre as especificações, se destacam o rádio Motorola, a transmissão automática Borg Warner, direção hidráulica e ar-condicionado. Dois anos depois, o carro foi comprado por um tal de senhor Pasqua, que levou a sua aquisição diretamente para a Ilha de Jersey, no Canal da Mancha. A raridade acabou guardada em um celeiro até 1986, quando foi armazenado com 49 mil km rodados.
OCIOSIDADE
A capacidade ociosa na indústria de autopeças atingiu em março 46,3%, maior índice desde 2010, quando o atual método de medição foi adotado por fabricantes do setor. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado a ociosidade cresceu 13 pontos percentuais. Ainda em relação aos três primeiros meses, o emprego nacional no setor de componentes recuou 16,5% ante o mesmo período de 2015. Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). MELHORIAS A Renault do Brasil anuncia as melhorias implementadas no Kwid nacional. Desenvolvido pela Renault Technology America, a versão feita em São José dos Pinhais (PR) ganhará ABS e airbags, que são obrigatórios no país. Além disso, o subcompacto, com jeitinho de SUV, passará por reforços estruturais, tanto que o peso vai de 600 kg para quase 800 kg. Além disso, serão utilizadas chapas de aço de ultrarresistência e até airbags laterais em todas as versões.
QUASE CENTENÁRIA A Ford completa este mês 97 anos do início da montagem de automóveis em série no Brasil. Tudo começou com o Modelo T. A primeira linha de montagem foi ativada no centro da cidade de São Paulo em 1919, inaugurando a indústria automotiva local. Dois anos depois, a marca mudou para uma sede própria no bairro do Bom Retiro, onde foi instalada uma unidade de produção nos mesmos moldes da sede da empresa em Detroit, nos Estados Unidos. HÍBRIDOS A Toyota superou a marca de 9 milhões de veículos híbridos vendidos em todo o mundo em 30 de abril deste ano, desde que lançou o primeiro modelo, o Coaster Hybrid EV, em agosto de 1997. Em dezembro daquele mesmo ano, foi a vez do Prius, o primeiro híbrido para passageiros do mundo a ser produzido em larga escala e atualmente responsável por 5,7 milhões de unidades – ou 63% do volume total. No Brasil, o modelo é comercializado desde janeiro de 2013 e a partir daí soma 783 unidades vendidas. LANÇAMENTOS Apesar das vendas de motos estarem em queda, a líder absoluta de mercado Honda não está aliviando o acelerador de lançamentos para 2016. Depois das novas SH300i, NC750X e XRE 190, agora a marca prepara a renovação de sua linha 500. Fontes ligadas à Honda garantem que as novas CB500F, CB500X e CBR500R serão lançadas no Brasil em junho. Apresentadas pela primeira vez no Salão de Milão do ano passado, as novas CB500 ganharam mudanças visuais, faróis e lanterna de LED, e carenagens laterais redesenhadas.
NOVIDADE A versão com motor Pure Tech do Citroën C3 está começando a chegar às concessionárias. O propulsor é um três-cilindros de 1,2 litro, o mesmo já utilizado pelo Peugeot 208. Ele vai substituir o 1.5 nas versões de entrada do modelo produzido em Porto Real (RJ). O preço inicial é de R$ 46.490, sugerido para a versão Origine, conforme concessionários. Trata-se de uma alta de R$ 1.500. Os nomes das configurações, aliás, estão mantidos. Assim, além da Origine, há também a Attraction e a Tendance.