ARTICULISTAS

Rosário de anticidadania

Pode até parecer o quadro “SEXO” no programa Altas Horas

João Eurípedes Sabino
forumarticulistas@hotmail.com
Publicado em 25/07/2014 às 20:55Atualizado em 19/12/2022 às 06:44
Compartilhar

Pode até parecer o quadro “SEXO” no programa Altas Horas, dirigido por Serginho Groisman na Rede Globo de Televisão. Lá, jovens ao questionarem a sexóloga Laura Muller, dizem: “Um amigo meu tem um problema assim, assim, etc. e tal. Como é que ele resolve essa questão?”. O auditório vem abaixo denunciando que o tal “amigo meu” é o próprio consulente que ali está ao vivo e em cores.

Esse não é o meu caso porque compilei fatos reais ocorridos com amigos, nos quais a cidadania passou longe. Vamos aos fatos:

1º - Numa longa rua de duas pistas há uma única vaga de estacionamento para o idoso e nela um esbelto jovem estaciona o seu carro. Com as portas abertas ele bate um bom papo com alguém. De frente existe um estacionamento pago e um idoso, sem alternativas, dirige o seu carro até lá. Na volta o homem de cabelos grisalhos vai até o jovem e lhe mostra o papel do estacionamento, dizendo que irá pagar por algo que não deveria. O jovem lhe solta palavrões e diz: “Vem me tirar daqui!”.

2º - Uma senhora deixa o carro funcionando na garagem e o portão está aberto para sua saída imediata. Outra senhora vendo a garagem aberta, emboca o seu carro ali e o deixa com a metade sobre o passeio. Foi a uma loja ao lado e por lá demorou. Ao voltar viu a ansiedade da dona da garagem, não se desculpou e ignorou a infração ao artigo 181-X do Código de Trânsito Brasileiro. Inacreditável...

3º - Um pedreiro foi contratado para consertar a cobertura de uma residência e, não tendo acesso direto ao telhado, fez o seguinte: colocou uma escada na fachada da casa ao lado e subiu feito um gato. O proprietário o interpelou já na platibanda perguntando-lhe aonde ia e mais, alertou-o que poderia quebrar suas telhas. Dando de ombros o “telhadeiro” fez o seu trabalho e de lá desceu sem dizer uma palavra (!).

4º - Certo motociclista veloz, usando um rebaixo de meio-fio, entra ali com a moto várias vezes ao dia para acessar ao seu setor de trabalho que fica ao lado. O morador do local, chegando com seu veículo, quase acidentou o jovem. Numa troca de palavras, quem teve que se calar? O do carro, por receber ameaças. Ufa!

Caro(a) leitor(a); juntando isto com o que você sabe, teremos num rosário de anticidadania. Daí a necessidade das leis para corrigir erros trazidos do berço.

A propósito, um pedido aos srs. promotores de eventos: não os façam em locais que tenham barreiras arquitetônicas ou pouca acessibilidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por